Vaza vídeo que mostra interior da Casa dos Baptista vazio - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Frente Parlamentar recebeu fotos e vídeos - Fotos: Divulgação

Vaza vídeo que mostra interior da Casa dos Baptista vazio

Frente Parlamentar do Mato do Júlio quer saber onde foram parar os móveis e até as roupas

Cachoeirinha – A Frente Parlamentar o Mato do Júlio recebeu um vídeo que mostra o interior da Casa dos Baptista praticamente vazio. Roupas e móveis de época sumiram. Segundo o presidente da Frente Parlamentar, vereador Marco Barbosa, todo o material que estava no interior do casarão com mais de 200 anos deveria ter sido mantido desde o tombamento.

A autoria do vídeo e de fotos vistas na reunião da última quinta-feira são desconhecidas, segundo Barbosa. A Frente Parlamentar foi criada para analisar a situação do Mato do Júlio cuja parte da área de 124 hectares de um total de 256 está na negociação de um acordo entre os proprietários e Prefeitura para ser liberada para ser loteada.

Casarão teria mais de 200 anos

O projeto elaborado pelos herdeiros está em análise na Prefeitura, mas detalhes não são revelados. Até agora o secretário de Planejamento e Captação de Recursos, Elvis Valcarenghi, comentou que a proposta contempla a preservação ambiental, cedência de uma área de 6,5 hectares no entorno da Casa dos Baptista e outra para a abertura de uma perimetral ligando a Papa João XXIII ao Parque da Matriz. As cedências ocorrerão em troca de uma dívida de IPTU estimada em R$ 23 milhões.

A Frente Parlamentar está aguardando a resposta da Prefeitura para um ofício solicitando toda a documentação. Na última quinta, segundo Barbosa, ficou definido que a Frente fará três reuniões temáticas e depois poderá ser realizada uma audiência pública.

Opala foi encontrado na garagem

No primeiro encontro, um especialista a ser convidado vai falar sobre a legislação ambiental e dizer quais são os requisitos legais que deverão ser cumpridos para a área do Mato do Júlio ser loteada. No segundo, entra em pauta a Casa dos Baptista. Ela foi tombada no Governo Vicente Pires, mas desde lá nada de prático aconteceu. “Agora descobrimos que tudo o que tinha lá dentro desapareceu. Vamos investigar isso e queremos saber onde foram parar os móveis e até as roupas”, avisa Barbosa.

O vídeo e fotos que chegaram até a Frente Parlamentar mostrar que a Casa dos Baptista está bem deteriorada, desde a estrutura do telhado até o assoalho. Dos móveis ficaram uma poltrona e algumas camas de ferro. Em uma área da casa há um Opala antigo abandonado e uma carreta de bois. Mais detalhes do que existe dentro do casarão são desconhecidos já herdeiros nunca teriam permitido a entrada  de técnicos da Prefeitura desde o tombamento.

A última reunião temática da Frente será com o tema “Desenvolvimento e Urbanismo”. A ideia é discutir como se dá esse processo de desenvolvimento e urbanismo para que ele cause o menor impacto possível, especialmente na questão ambiental.

LEIA MAIS

Prefeitura publica nota oficial sobre o Mato do Júlio

OPINIÃO: quando um mato vira polêmica

EXCLUSIVO: o detalhes do estudo do Mato do Júlio que vazou

Frente parlamentar quer detalhes do projeto do Mato do Júlio

Frente Parlamentar do Mato do Júlio será instalada nesta quinta

Exclusivo: vazou projeto do Mato do Júlio. Vereadores querem barrar e debater

Negociação histórica está definindo futuro do Mato do Júlio



Compartilhe essa notícia