Zaffalon assina convênio para elaboração do Plano Municipal de Turismo - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Incentivando o turismo -Foto: Divulgação/PMG

Zaffalon assina convênio para elaboração do Plano Municipal de Turismo

O estudo será elaborado pelo Sebrae e pela Unisinos e a coleta de dados começará na próxima semana

Publicidade

Gravataí – O prefeito Luiz Zaffalon firmou parceria com o Sebrae para elaboração do Plano Municipal de Turismo. A assinatura do convênio ocorreu na tarde da última quinta-feira (07), e vem somar-se aos investimentos em ações que a Prefeitura de Gravataí vêm realizando para ampliar o número de turistas na cidade por meio de parcerias com o setor privado e o associativismo. “Sabemos que o turismo e o setor de serviços são pontos da economia que estão crescendo e que podemos ampliar a nossa vocação neste sentido. Por isso, essa parceria é importante para a cidade”, afirmou Zaffa.

Segundo o secretário municipal substituto de Desenvolvimento Econômico e Turismo e coordenador da Instância Regional de Turismo do Delta do Jacuí, Iuri Camargo, por ser uma cidade com vocação industrial, grande parte do turismo de Gravataí é ligada à área de negócios. “Porém, há uma vontade e até investimentos, desde o governo do ex-prefeito Marco Alba, para alcançarmos outros setores, como o turismo rural, cicloturismo e aproveitarmos as belezas e recursos naturais”, explicou.

Publicidade

O plano prevê um diagnóstico chamado Bússola Turística, que é um estudo feito pela Unisinos (Universidade do Rio dos Sinos), que identifica as potencialidades e matrizes competitivas. Palestras, seminários, qualificações e audiências públicas ficam por conta do Sebrae e têm previsão de três meses para serem concluídos. Para a coordenadora de projetos do Sebrae, Lissandra Monza, a oportunidade de desenvolver este estudo e ajudar Gravataí a nortear as suas ações é um grande passo para um futuro inovador e com ainda mais qualidade de vida. Hoje, o turismo representa 10% do PIB mundial e é a primeira ou segunda atividade econômica em mais da metade dos países ligados à ONU (Organização das Nações Unidas).


Acompanharam a assinatura do convênio, o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), João Maria Lima de Campos, o coordenador municipal de turismo, Anderson Pacheco, e o presidente do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), Fabian Del Vale.

Publicidade

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.