POLÍTICA

Usuários do CAPS AD pedem mais psiquiatras e melhor estrutura

Executivo enviou essa semana um projeto para o Legislativo pedindo autorização para contratar profissionais

Cachoeirinha – Um grupo de usuários do CAPS AD, responsável pelo atendimento de pessoas com vícios em álcool e outras drogas, fez uma manifestação reivindicando a contratação de mais psiquiatras e melhorias na estrutura. Conforme publicado pelo Sindicato dos Municipários (Simca), servidores que atuam na unidade apoiam a cobrança.

Haveria insuficiência de salas adequadas para atendimento e falta de materiais básicos, além de outras necessidades que poderiam tornar o local mais adequado tanto para usuários quanto para servidores. O Simca aponta que a Prefeitura segue contratando vagas em comunidades terapêuticas, locais considerados inadequados pelo sindicato, impactando, principalmente, a população negra. “Ao mesmo tempo, verbas já aprovadas, oriundas de emendas parlamentares e da habilitação do CAPS AD, permanecem sem utilização na rede de saúde mental do município”.

O secretário de Governo, Vicente Pires, recebeu a comitiva e prometeu encaminhar a análise das reivindicações. Na Câmara, está tramitando um projeto de lei pedindo autorização para a contratação de três psiquiatras.

Segundo informações da secretaria da Saúde, o intervalo de consulta com um psiquiatra para adultos na rede municipal de saúde em Cachoeirinha é atualmente de cinco meses e o primeiro atendimento para uma criança com doença mental grave leva dois meses e ela tem que aguardar quatro meses para uma reavaliação.


Conforme a justificativa do projeto, a contratação temporária é necessária devido a exoneração e aposentadoria de profissionais que vinham atuando e não há concursados para serem chamados.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.