Unidade de saúde Neópolis vacina contra HPV e revisa cadernetas escolares
Saúde vacina jovens na escola Vila Neópolis
Gravataí – A Unidade de Saúde da Família (USF) Neópolis tem intensificado as ações de vacinação contra o HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos em escolas da rede municipal de ensino. Nesta terça-feira (5), profissionais de saúde imunizaram crianças e adolescentes da escola municipal de ensino fundamental (Emef) Vila Neópolis, que já havia recebido ações semelhantes em duas oportunidades nos últimos dias.
Para receber a dose, era necessário que o aluno estivesse com a caderneta de vacinação e com autorização assinada dos pais ou responsáveis, enviada previamente pela escola. Ao menos 23 doses foram aplicadas, e outras dezenas de crianças tiveram as carteiras de vacinação verificadas ao longo das ações de saúde. Durante as atividades, os profissionais de saúde também orientaram os estudantes sobre doses em atraso, como a vacina contra a dengue.
A USF Neópolis voltará à instituição de ensino em duas ocasiões – nos dias 7 e 12 de novembro, a fim de alcançar, vacinar e verificar as cadernetas de vacinação de mais alunos. A Emef Rosa Maria também receberá ações de vacinação, nos dias 14 e 21 deste mês. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça que os imunizantes também podem ser recebidos no próprio serviço de saúde, localizado na Av. São Paulo, 65 – bairro Neópolis. O horário de funcionamento da unidade de saúde é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia.
Dose única da vacina HPV
Fundamental na prevenção contra os cânceres de pênis e do colo do útero e contra infecções sexualmente transmissíveis, como as verrugas genitais, a vacina contra o HPV é disponibilizada em todas as unidades de saúde de Gravataí. Em abril deste ano, o esquema vacinal de proteção contra o HPV passou a ser feito em dose única, que garante a completa proteção contra a doença. Com a alteração, crianças e adolescentes que já receberam uma dose do imunizante são considerados vacinados.
Desde 2014, a vacina do HPV está disponível no Calendário Nacional de Vacinação, até então administrada em duas doses, sendo que a segunda dose deveria ser aplicada seis meses após a primeira. Com a mudança para dose única, o objetivo principal é aumentar a adesão à vacinação e ampliar a cobertura vacinal do imunizante.
Conforme o Ministério da Saúde, a dose única de HPV no Programa Nacional de Imunizações (PNI) é destinada apenas às crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, mantendo-se as recomendações para os demais grupos, como pessoas imunossuprimidas, vítimas de violência sexual e outras condições específicas, que continuam podendo receber a vacina até os 45 anos. Em caso de dúvidas, consulte a unidade de saúde mais próxima da sua residência.