Saúde promoveu ações voltadas à população ostomizada – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Foto: PMC/Divulgação

Saúde promoveu ações voltadas à população ostomizada

No Novembro Verde promove-se a conscientização e o esclarecimento acerca das estomias

Publicidade

Cachoeirinha – O mês de novembro contou com várias ações promovidas pela Secretaria de Saúde de Cachoeirinha voltadas às pessoasa ostomizadas. Novembro iniciou com uma com uma formação destinada aos profissionais da área de Educação Especial do Município. Mais de 100 pessoas participaram do treinamento sobre “Estomias e cuidados com crianças”. A atividade foi promovida pelas enfermeiras Diani Borsato e Luciana Kist, do Serviço de Ostomias e Cuidados com a Pele da UBS Odil.

Publicidade

No dia 8, ocorreu uma iniciativa de bem-estar mental, envolvendo o grupo de saúde mental: “Um pouquinho de cada um de nós”, onde foi realizada uma atividade de criação de artesanato, uma produção de uma concha de retalhos, com pacientes e seus familiares do serviço de estomias.
No dia 14, dois pacientes do Serviço de Ostomias da UBS Odil discursaram na Câmara Municipal representando a Federação Gaúcha de Estomizados (FEGEST).

Publicidade

Já no dia 16, comemorando o Dia Nacional dos Estomizados, foi organizada uma sessão de fotos com os usuários do Programa de Estomias. No dia 25, encerrando o Novembro Verde, ocorreu uma atividade ao ar livre com os usuários do serviço da UBS Odil e a comunidade: um piquenique em comemoração e incentivo à saúde mental dos pacientes ostomizados.

No Novembro Verde promove-se a conscientização e o esclarecimento acerca das estomias. A estomia é um tipo de intervenção cirúrgica que consiste na criação de uma abertura (chamada estoma) no corpo para facilitar a eliminação dos resíduos corporais, quando as vias naturais de eliminação estão comprometidas.

Publicidade
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.