Prefeitura atenta ao descarte correto de resíduos de borracha - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Dando um destino correto - Foto: Divulgação

Prefeitura atenta ao descarte correto de resíduos de borracha

Foi assinado termo de compromisso com empresa que coleta material gratuitamente e fornece certificado de destinação correta

Gravataí – A Prefeitura de Gravataí assinou na última quarta-feira (15), um termo de compromisso com a empresa de reciclagem de borrachas Recitires – Recicla Mais para incentivar o descarte correto deste material no município. Só de janeiro do ano passado até agora, foram coletados 22.872 pneus, o que representa quase três toneladas de resíduo de borracha que teve destinação correta.

Segundo o prefeito Marco Alba, este tipo termo vem ao encontro da política de sustentabilidade do seu governo, que presa pelo meio ambiente. “Precisamos de comerciantes cada vez mais comprometidos em fazer o seu descarte corretamente, já que além da questão ambiental, pneus inservíveis acabam trazendo grandes problemas para a população, como a proliferação de mosquitos que transmitem doenças, como é o caso da Dengue.”

A Recicla Mais está atuando há dois anos no município, tendo sua sede aqui. Segundo o gerente operacional da empresa, Volmir Panzer, dos 193 estabelecimentos que trabalham com resíduo de borracha no município (levantamento feito pela própria empresa), apenas 64 são seus clientes. Para ser cliente da Recicla Mais, o comerciante não tem nenhum custo, e ainda recebe comprovação de que está descartando corretamente aquilo que já não lhe serve mais.

Conforme o Secretário Municipal de desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet) Victor Johnson o termo de compromisso com a empresa, validando que o documento entregue nas coletas realmente atesta que o material teve a sua destinação correta, é muito importante para o desenvolvimento do comércio local, principalmente de borracharias. “Isso mostra que o município está cada vez mais preocupado e cooperando neste aspecto legal do trabalho com materiais que precisam ser descartados corretamente.”

Participaram da reunião de assinatura do Termo de Compromisso, pela Recicla Mais, além de Panzer, a gestora ambiental Diulia Rumpel, e pela Prefeitura, além do prefeito e do secretário Johnson, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA) Luiz Zaffalon, a secretária da Educação Sonia Oliveira, o secretário substituto de Serviços Urbanos Paulo Garcia e o vice-prefeito Áureo Tedesco.


Sobre o descarte consciente

A Recicla Mais Trabalha com a recolhimento gratuito de borracha não contaminada (limpa), na sua grande maioria pneus. Além da coleta regular, a empresa fornece certificado que comprova que o comércio está fazendo o descarte correto do seu material inservível. O documento é válido para efeitos de fiscalização ambiental. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3424-1613.

Compartilhe essa notícia