Mostra cultural e feira encerram o mês da Consciência Negra – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Cultura fro - Foto: Gabriel Silveira/PMC

Mostra cultural e feira encerram o mês da Consciência Negra

Atividade na Casa de Cultura de Cachoeirinha reuniu um grande público

Publicidade

Cachoeirinha – Com grande público, a Casa de Cultura Demósthenes Gonzalez recebeu, na noite da última quinta-feira (30), a Mostra Cultural e Feira Afrocentrada. A atividade marcou o encerramento das atividades alusivas ao mês da Consciência Negra no município, e contou com danças, músicas afro-brasileiras, além de exposição de artesanatos e venda de produtos afros. O evento foi organizado pelo grupo de expressão Afro Omodua, em parceria com a escola de dança Criativus, com o apoio da Prefeitura de Cachoeirinha.

Publicidade

O grande destaque da noite ficou para o teatro dança Abayomi… Um Encontro Precioso, que encantou e emocionou a plateia. A peça foi baseada na lenda de Lena Martins, que conta parte de um dos momentos mais tristes da história brasileira, a travessia dos tumbeiros. O Grupo de Expressão Afro Omodua dançou e cantou a capacidade de resistir. As Bonecas Abayomis, feitas de retalhos e nós, sem rosto, representam todos os povos sequestrados e violados, trazidos de África e que geraram o forte povo brasileiro.

Publicidade

“Mostramos, através da arte, um pouco da cultura afro-brasileira para o público. Fiquei muito emocionada com o trabalho que desenvolvemos e com a receptividade e carinho da plateia”, destacou Luciane Bento, proprietária do estúdio de dança Criativus e produtora do teatro dança. Ela ainda completa, lembrando que, na plateia, estavam alunos do EJA das escolas Portugal, Fidel Zanchetta, Alzira e Mascarenhas de Moraes. “Foi uma grande oportunidade dos estudantes conhecerem um pouco da nossa cultura e do trabalho que desenvolvemos”, completou.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.