Jussara anuncia um técnico e especialista para a nova secretaria de Defesa Civil
Pasta criada recentemente pela prefeita Jussara Caçapava terá à frente biólogo com formação voltada ao planejamento urbano, adaptação climática e prevenção de riscos

Cachoeirinha – Biólogo com experiência em monitoramento climático, análises ambientais e atuação em processos de licenciamento ambiental junto a órgãos reguladores. Este é o perfil de Alexandre Rossatto Braz, titular da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática (SMDCRC), uma das novas pastas criadas perla prefeita Jussara Caçapava em sua gestão. Ao longo de sua atuação profissional, possui trajetória ligada às áreas de meio ambiente, sustentabilidade e gestão técnica.
Tem passagem pelo Escritório de Resiliência Climática (Eclima), na Prefeitura de Canoas, como diretor de Monitoramento do Clima. Possui conhecimentos em meteorologia aplicada, gestão ambiental e tecnologia, com um perfil técnico alinhado às novas demandas da gestão pública, especialmente nas áreas de prevenção, planejamento estratégico, defesa civil e resiliência climática.
“Defendo uma atuação pautada pela integração entre desenvolvimento sustentável, inovação, proteção da população e fortalecimento das políticas públicas de prevenção e resposta a eventos extremos”, afirmou o novo secretário.
Formação do novo secretário
Braz é graduado em Biologia pela Unilasalle e concluiu o curso de Pós-Graduação em Sustentabilidade e Cidades Inteligentes pela PUCRS. Nessa formação, se dedicou ao planejamento urbano, adaptação climática, prevenção de riscos e desenvolvimento de políticas públicas voltadas à construção de cidades mais resilientes e preparadas para os desafios climáticos contemporâneos.
Quatro novas secretarias
Além da secretaria da Defesa Civil, a reforma administrativa aprovada pela Câmara de Vereadores, também criou as secretarias da Mulher (SMM), Bem-Estar Animal (SMBEA) e Inovação Tecnologia e Novos Projetos (SMITP). Os títulares das novas pastas ainda estão sendo definidos.




