Grupo de Expressão Omodua faz espetáculo para alunos das escolas EJA – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Mês da Consciência Negra - Foto: Gabriel Silveira/PMC

Grupo de Expressão Omodua faz espetáculo para alunos das escolas EJA

Atividade contemplou matriculados no EJA da rede municipal de Cachoeirinha

Publicidade

Cachoeirinha – Alunos das escolas EJA da rede municipal de Cachoeirinha participaram na última quinta-feira (30) de atividade relacionada ao mês da Consciência Negra. O grupo de Expressão Afro Omodua, apresentou o espetáculo Abayomi – Um Encontro Precioso – tema inspirado nas lendas africanas que conta parte de um dos momentos mais tristes da história brasileira, a travessia dos navios tumbeiros e o ideário popular sobre o mito das bonecas Abayomi.

Publicidade

A apresentação aconteceu na Casa de Cultura Demosthenes Gonzalez, na parada 46 em Cachoeirinha. Além do espetáculo, que teve duração de uma hora, o evento contou com a participação de expositores que trouxeram um pouco da cultura africana no colorido dos colares, tecidos, brincos e roupas. Participaram alunos de três das 4 escolas EJA da rede de Cachoeirinha, EMEF Fidel Zanchetta, Emef Portugal e Emef Alzira Silveira Araújo.

Publicidade

O espetáculo conta a lenda das bonecas Abayomis, feitas de retalhos e nós, sem rosto e que representam todos os povos sequestrados e violados, trazidos da África. O grupo Omodua dança e canta a capacidade de resistir e ao mesmo tempo ensina a valorização da cultura africana. A lenda das bonecas Abayomis conta que elas eram feitas por mulheres negras, escravizadas e que, para distrair crianças dentro dos navios negreiros, faziam com retalhos de suas saias, as bonecas Abayomis.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.