Flávia Casotti é eleita presidente da subseção da OAB Cachoeirinha - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Flávia Casotti - Foto: Divulgação

Flávia Casotti é eleita presidente da subseção da OAB Cachoeirinha

Candidata da Chapa 10 obteve 160 votos contra 126 votos da Chapa 11

Cachoeirinha – A advogada Flávia Casotti foi eleita nesta segunda-feira (22) a nova presidente da subseção da OAB/RS Cachoeirinha. Ela concorreu pela Chapa 10, “OAB Unida é Mais Forte”. Já o candidato da Chapa 11, “OAB Unida e de Todos”, André Madeira, obteve 126 votos. A eleição teve ainda 22 votos em branco e 9 nulos. A posse para o mandato de três anos acontece no dia 31 de dezembro.

Na seccional, a chapa “OAB Mais” foi a vencedora das eleições, com 29.502 votos, contra 14.093 votos da chapa “Somos Tod@s OAB – Muda OAB/RS”. A partir de 1º de janeiro de 2022, a chapa vencedora assume a gestão da seccional gaúcha. A nova direção é formada por: Leonardo Lamachia (presidente), Neusa Maria Bastos (vice-presidente), Gustavo Juchem (secretário-geral), Karina Contiero Silveira (secretária-geral adjunta) e Jorge Luiz Dias Fara (tesoureiro). O atual presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, assumirá como conselheiro federal a partir de 2022.

Publicidade

O mandato de Leonardo Lamachia será vigente de 1º de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2024. O resultado representa a sexta vitória seguida do grupo “OAB Mais”: Claudio Lamachia (2007 a 2009 e 2010 a 2012), Marcelo Bertoluci (2013 a 2015), Ricardo Breier (2016 a 2018 e 2019 a 2021) e, agora, Leonardo Lamachia (2022 a 2024).

Em formato inédito, a votação para a nova diretoria da OAB/RS, que teve votação on-line, registrou o maior índice de participação da história da OAB/RS. No total foram 48.198 advogados e advogadas que participaram da votação virtual, representando 90.45% do total de votantes aptos.

Publicidade

A presidente da Comissão Eleitoral da OAB/RS, Elaine Harzhein Macedo, considerou o processo um “exemplo para a democracia” por conta do voto eletrônico. “A nossa base de eleitores ficou maior, pois temos mais de 5 mil eleitores do que tínhamos em 2018 e, ainda sim, batemos o recorde de participação. Temos a convicção de que o processo ocorreu naturalmente, sem maiores dificuldades e grandes problemas, provando que a advocacia está apta a participar desse momento histórico”, destacou a presidente.

Além da praticidade, a eleição on-line representa ainda mais economia. “O gasto com uma eleição 100% presencial representaria até R$1,2 milhão. Com esse novo formato, conseguimos economizar grande parte desse orçamento e os gastos foram de menos de R$300 mil”, disse o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier.

As eleições on-line são seguras e garantidas por votos criptografados, o que significa a impossibilidade de alteração dos resultados e ainda permite a verificação individual pelos eleitores e universal por auditoria externa. A ferramenta de votação foi desenvolvida pela Webvoto Tecnologia e exigia a certificação digital da advocacia para que fosse possível participar do processo eleitoral.

O tesoureiro da OAB/RS, André Sonntag, foi o responsável pela organização estrutural do pleito. Essa mobilização teve início em janeiro, com um grupo de trabalho interno envolvendo diretoria e colaboradores. Um passo importante foi a atualização cadastral, que teve o engajamento de milhares de advogados e advogadas. “Ainda estamos vivendo um período de pandemia. Nossa prioridade foi reduzir ao máximo os riscos de aglomeração, pensando na saúde e no bem-estar de todos”, salientou.

A nova diretoria de Cachoeirinha e propostas:

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.