Cachoeirinha abre inscrições para debate sobre população em situação de rua
Encontro será realizado na quarta-feira (28), na Câmara, com atividades pela manhã para pessoas em situação de rua e à tarde para empresários, entidades e demais participantes
Cachoeirinha – A Prefeitura de Cachoeirinha realizará na próxima quarta-feira (28) uma plenária para discutir políticas públicas voltadas à população em situação de rua. O encontro ocorrerá das 8h30 às 17h30, no auditório da Câmara Municipal, e será dividido em dois momentos: pela manhã, as atividades serão direcionadas às próprias pessoas em situação de rua; à tarde, a discussão será ampliada para empresários, entidades, movimentos sociais e demais representantes da comunidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui.
A plenária integra a etapa preparatória do Encontro Nacional de Políticas para a População em Situação de Rua (Pop Rua 2026), que será realizado de 8 a 10 de dezembro, em Brasília. A proposta é ouvir diferentes setores da sociedade e elaborar recomendações que contribuam para a construção do novo Plano de Ação e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua.
O encontro nacional é organizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e pelo Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua. As etapas municipais permitem identificar problemas locais e encaminhar propostas que serão reunidas em um documento nacional para orientar os debates de dezembro.
Em Cachoeirinha, a organização está sendo coordenada pelo comitê intersetorial criado pela prefeita Jussara Caçapava em julho, reunindo 17 secretarias e órgãos municipais. Na última terça-feira (20), representantes do governo se reuniram no gabinete para definir os preparativos da plenária. Segundo a assessora especial do Gabinete da Prefeita, Natália Fonseca Soares de Oliveira, os conselhos municipais também foram convidados a integrar a comissão organizadora.
Para estimular a participação das pessoas em situação de rua, a Prefeitura programou a distribuição de cartazes nos locais frequentados por essa população e a entrega de convites durante as abordagens realizadas pelas equipes de assistência social.
O que será discutido
A programação terá como referência oito eixos definidos pelo encontro nacional: habitação; assistência social e segurança alimentar; saúde; direitos humanos e combate à violência; educação e cultura; trabalho e renda; produção de dados e qualificação do atendimento; e ampliação da participação social.
As discussões deverão resultar em propostas relacionadas às necessidades identificadas no município. Conforme as orientações nacionais, cada etapa poderá encaminhar até três recomendações por eixo temático, totalizando até 24 propostas.
Debate ocorre após reclamações na Câmara
A plenária também acontece em um momento em que a presença de pessoas em situação de rua ganhou espaço nas discussões da Câmara Municipal. Nas últimas Sessões, a vereadora Cláudia Frutuoso (PL) relatou reclamações de comerciantes sobre problemas de higiene e ocupação de calçadas e entradas de estabelecimentos comerciais.
A Prefeitura, entretanto, já trabalha desde julho com um comitê intersetorial para enfrentar a situação. O levantamento municipal identificou 123 pessoas em situação de rua cadastradas no CadÚnico, além de uma população itinerante que circula entre Cachoeirinha e cidades vizinhas.
Entre as medidas em andamento estão o acompanhamento individual dos casos, a identificação de familiares, os encaminhamentos para serviços de saúde e assistência social e a articulação com o Ministério Público nos casos mais complexos.
A administração municipal também estuda mudanças no funcionamento do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Crepop) e do Albergue Municipal, que atualmente dividem o mesmo endereço.
A plenária do dia 28 pretende ampliar esse debate, permitindo que as pessoas diretamente envolvidas, os comerciantes e os demais segmentos da sociedade apresentem dificuldades e propostas para o desenvolvimento das políticas públicas no município.
Serviço
- Evento: Plenária Municipal Pop Rua 2026
- Data: Quarta-feira, 28 de outubro
- Horário: Das 8h30 às 17h30
- Local: Auditório da Câmara Municipal de Cachoeirinha
- Manhã: Participação das pessoas em situação de rua
- Tarde: Entidades, empresários, movimentos sociais e demais públicos
- Inscrições: Gratuitas, pelo link https://forms.gle/nB7DgNtQtNw3xt9W7

