Festival de Teatro de Gravataí tem início neste domingo – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Sirmar Antunes, o homenageado - Foto: Divulgação/PMG

Festival de Teatro de Gravataí tem início neste domingo

Sirmar Antunes será homenageado na cerimônia de abertura, que ocorrerá nesta segunda-feira (21)

Publicidade

Gravataí – Com oficinas e apresentações teatrais totalmente gratuitas, a 6ª edição do Festival de Teatro de Gravataí (FETEG) inicia neste domingo (20), estendendo-se até 26 de novembro. A primeira atividade a ser oferecida será a oficina “Corpo Afrodescendente”, com Jesse Cruz, que ocorrerá no Quiosque da Cultura, nos turnos da manhã e tarde.

Publicidade
Publicidade

Nesta edição, o festival está dividido em três eixos:  Conexões Artísticas, que reúne os espetáculos, Conexões Formativas, composto pelas oficinas, e Conexões Reflexivas, nas quais estão integradas as ações da prática da crítica, de mediações e um encontro com gestores e artistas da região Sul. O festival é uma realização da Prefeitura de Gravataí, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) e Sesc Gravataí.

Publicidade

A oficina de abertura será regida pelas diversas percussões da cultura de matriz africana e afro-brasileira, promovendo um encontro dançante pelas diversas manifestações que  potencializam-se entre a diversidade de corpos. É uma encruzilhada das motricidades afro entre corpo, dança, rito e vida. Conexões e sensações para ouvir, sentir e conectar. Pesquisa corporal e a relação com a cultura popular nas perspectivas exusíacas, referenciais que compõem as manifestações de Jazz, Urbanas e Tap, oriundos de corpos afro.

Outras oficinas serão oferecidas no decorrer da semana, tais como: “Criações Sonoras nas Artes da Cena”, com Lucas Nunes; “Elaboração e Formatação de Projetos Culturais”, com Marlise Machado; “NR35 – Trabalho e Segurança em Altura”, com Elton Fagundes Nunes; “Jogos e Brincadeiras – A Linguagem Teatral na Escola”, com Reginaldo Santos. As inscrições estão disponíveis no Mapa Cultural.

Publicidade

No eixo Conexões Artísticas, estão oito peças de teatro. A grade da programação está composta por: “Dois Lunáticos”, da Cia Re Tri Circo, de Capão da Canoa/RS; “Circo Zika”, da Circo Rodado, de Curitiba/PR; “As Aventuras de João, a Princesa e o Tapete Voador”, da Rococó Produções Artísticas e Culturais, de Gravataí/Porto Alegre/RS; “El Juego de Antonia”, com Luciana Paz e Sergio Lulkin, de Porto Alegre/RS; “Histórias negras para crianças de todas as cores” (coprodução Usina do Trabalho do Ator), de Porto Alegre/RS; “Passageiros da Alegria – Palhaçaria”, da Cia. Retalhos de Teatro – Santa Maria/RS; “CaÊ – Karma”, do Coletivo de Artes Cênicas Itajaí/SC; “O Arquipélago da Súbita”, da Companhia de Teatro de Curitiba/PR.

E, por fim, temos o eixo Conexões Reflexivas, no qual teremos a “Produção Crítica”, que consiste na produção diária de críticas sobre os espetáculos da mostra para veiculação eletrônica (www.agoracriticateatral.com.br), uma parceria com site AGORA Crítica Teatral; “Mediações afetivas”, que propõe reflexões críticas realizadas em diálogo com o público, e “Pontes Região Sul”, um encontro com representantes dos estados do RS, SC e PR para dialogar sobre a cena artística produzida no Sul do país e pensar os possíveis corredores culturais e projetos que podem ser estimulados entre os três estados.

A programação completa do 6º FETEG, assim como a sinopse dos espetáculos, está disponível nos arquivos de divulgação complementares nos anexos.

Sirmar Antunes receberá merecida homenagem

Na segunda-feira (21), às 19h, no Quiosque da Cultura, ocorrerá a abertura oficial do FETEG. O homenageado desta edição será o ator gaúcho Sirmar Antunes (28/10/1955 – 6/8/2022), que nos deixou aos 66 anos. Antunes destacou-se no teatro e no cinema do Estado. Ele era conhecido carinhosamente pela classe artística como “operário das artes”, pois desempenhou muitas funções, como iluminador e diretor, e também era considerado o símbolo dos Lanceiros Negro. Familiares e amigos do artista foram convidado

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.