Curta-metragem que conta a história de Cachoeirinha estará no cinema
“Cachoeirinha – Uma história que se conta dançando” é um projeto financiado pelo Fundo Municipal da Cultura de Cachoeirinha (Fucca)
Cachoeirinha – Um curta-metragem aprovado pelo Fundo Municipal da Cultura de Cachoeirinha (Fucca) vai estar em cartaz no cinema Arcoplex no Shopping do Vale no próximo dia 19. A sessão única de lançamento do trabalho desenvolvido pela produtora cultural Daiane Regina da Silveira está marcada para às 10 horas.
O curta “Cachoeirinha — Uma história que se conta Dançando” conta a história de Cachoeirinha por meio de diferentes estilos de dança, em uma narrativa poética, enquanto bailarinos, com suas coreografias, representam a linguagem da dança em cada fato da narração, conforme explica Daiane.
O projeto conta com a participação de um grupo formado por 17 bailarinos, composto por professores, diretores e alunos, de diferentes modalidades e estilos de dança, componentes do estúdio de dança Daiene Weiss, um narrador, e uma intérprete em libras.
“As gravações foram realizadas em lugares que fazem parte do patrimônio cultural e histórico de Cachoeirinha. O curta tem a duração de 40 minutos de fragmentos de vídeos que, com uma edição de qualidade, apresentará um resultado coeso da linha do tempo da história de nossa cidade”, detalha Daiane.
O objetivo do curta-metragem é de que o produto se transforme em material de apoio pedagógico e inclusivo, e seja utilizado nas escolas do município, além de tornar-se público ficando ao alcance de toda a população, “levando a todos o conhecimento de nossa história e o desenvolvimento de nossa cidade, através da arte, para o resgate da memória histórica do município”, revela Daiene.
A bailarina, que é uma das fundadoras do estúdio de dança Daiene Weiss, foi contemplada em 2011 no Fucca com o projeto Social Ballet Itinerante, que possibilitou levar arte e dança para mais de 500 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O projeto, que era para durar três meses, estendeu-se por dois anos.
“O projeto teve um impacto muito importante para a formação de profissionais na área da dança na cidade, ministrando a dança em diversos locais de Cachoeirinha, participando de eventos comunitários, levando técnica e, acima de tudo, sonhos”, diz ela. Desde 2008, foram 12 espetáculos e 14 participações em festivais.
Como comprar ingressos
Os ingressos estão à venda ao preço de R$ 15,00 no Estúdio Daiene Weiss localizado na avenida Obedy Candido Vieira, 595, Loja 06A, no bairro Central Park. Eles também podem ser adquiridos pelo whatsapp 99445.2255. São 190 ingressos.






