GRAVATAÍ

Comitê fará reunião online para debater uso da água do Gravataí no verão

Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Gravatahy fará sua primeira reunião online aberta e população poderá acompanhar

Publicidade
Invista em Gravataí/RS

Pela primeira vez neste cenário de restrições às aglomerações, a reunião virtual mensal do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Gravatahy poderá ser acompanhada por toda a população. O encontro será transmitido, a partir das 13h30min, nesta terça, dia 10, pela página oficial do Comitê, no Facebook.

Publicidade
Planeje suas conquistas com o Sicredi
Publicidade
Sogil, há 72 anos em novimento

De acordo com o presidente Sérgio Cardoso, a medida é mais uma forma de aproximar os moradores de toda a região para as discussões que se refletem, no final, no cotidiano de todos.

Publicidade

Na pauta, está, por exemplo, a preocupação com o uso da água do Gravataí no próximo verão. Com alertas de manutenção do baixo índice de chuvas em mais uma temporada, o comitê inicia a discussão de um novo acordo para usos neste período. Ainda não há parâmetros definidos. O acordo é o que tem determinado, nos últimos anos, as suspensões de captação nos dias em que as réguas de monitoramento da Corsan indicam níveis críticos e que possam colocar em risco o abastecimento público.

Publicidade
Envie sua sugestão de reportagem

O comitê receberá ainda, neste encontro virtual, representantes do Departamento de Recursos Hídricos (DRH), do Estado, que apresentarão um raio-x dos pedidos e da evolução dos processos de outorga para uso da água na bacia do Gravataí. No mês passado, foi definido pelo colegiado a formação de uma comissão que acompanhará esta situação.

Os prazos para garantir a autorização legal de uso da água encerram em outubro para captações superficiais e em dezembro para água subterrânea. Os setores de abastecimento público, indústria e agricultura precisarão ter a outorga para continuarem autorizados a usar o recurso hídrico na região.

Conforme Sérgio Cardoso, o processo de outorga é o passo fundamental para que qualquer política de recuperação e conservação do Rio Gravataí avance. Somente com dados concretos de quanto de água é retirada e como é devolvida ao manancial se terá o balanço hídrico real do rio.

A pauta da reunião:

  • Apresentação pelo DRHS, da atual situação dos pedidos de outorga de água superficial e subterrânea, em atendimento da Resolução CRH nº 353/2020 e da Instrução Normativa nº 02/2021.
  • Formação da CPA e do grupo de acompanhamento das outorgas.
  • Acordo da Água – Verão 2021/2022.
Botão Voltar ao topo