Câmara vai ter mulher na presidência pela segunda vez na história - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Jussara Caçapava - Foto: Roque Lopes/arquivo

Câmara vai ter mulher na presidência pela segunda vez na história

Jussara Caçapava encabeça a chapa única que será eleita na próxima sexta

Cachoeirinha – A vereadora eleita para seu terceiro mandato, Jussara Caçapava (PSB), vai ser a nova presidente da Câmara de Vereadores. A única mulher eleita em 15 de novembro será a segunda na história a comandar o Legislativo de Cachoeirinha. A chapa terá como primeiro presidente o vereador Cristian Wasem (MDB), primeiro secretário Jordan Mauricio Silva da Silva (PDT) e segundo secretário Gilson Stuart (PSB). A eleição acontece logo após a posse dos eleitos na próxima sexta-feira (1).

Publicidade

A primeira mulher a presidir a Câmara foi Maria Margarida Pessenato Andreolla em 1996, que foi vereadora por três mandatos.

Para Jussara, comandar um dos poderes mais importantes dentro da democracia em um ambiente político dominado pelos homens representa uma conquista para todas as mulheres. A Câmara teve na sua história apenas 10 mulheres vereadoras, conforme levantamento publicado no site do próprio Legislativo.

“Vai ser uma experiência nova e estou muito emocionada e feliz. A mulher tem que ser guerreira e conquistar mais espaços dentro da política com humildade e muito trabalho para a população”, ressalta.

Publicidade

Jussara revela que pretende contar com a experiência de colegas que já conduziram a casa para conduzir os trabalhos dentro de legalidade. “Eu sempre tive um coleguismo muito grande e acredito que poderei contar com a ajuda dos meus colegas para fazer um excelente trabalho”, afirma.

Acordo para quatro anos

Como tradicionalmente acontece, a base governista já fechou um acordo definindo com quem fica a presidência do Legislativo nos próximos quatro anos. O primeiro ano ficou com o PSB, o segundo com o MDB, o terceiro com o PDT e o quarto com o PSD. Depois de Jussara o próximo presidente será Cristian Wassem.

O terceiro presidente já foi definido em reunião da Executiva do PDT e será Paulinho da Farmácia, que é hoje o vice-presidente. Já para o último ano está definido o nome de Felisberto Xavier.

Atualizada – 28/12/2020 – 12h01min – O PDT, diferentemente do publicado, já definiu quem será o presidente. A matéria foi atualizada.

Publicidade
Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.