Cachoeirinha integra Projeto Vigilância de Fronteiras - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
A triagem é feita no posto Décio Martins Costa - Foto: Divulgação/PMC

Cachoeirinha integra Projeto Vigilância de Fronteiras

Unidade Décio Martins Costa realiza a testagem de caminhoneiros com destino à Argentina e ao Chile. Resultado do teste é exigência para entrar nos países

Cachoeirinha – Cachoeirinha é um dos municípios que faz parte do  Projeto Vigilância de Fronteiras, que está fazendo a testagem de Covid-19, com exames RT-PCR, dos caminhoneiros que transportam cargas pelas fronteiras Brasil-Argentina e Brasil-Chile. O primeiro a fazer o teste foi Cleandro Antônio Bogorni, de 40 anos, morador de Ivoti, que transportou uma carga para Argentina a serviço de uma empresa local.

Felizmente, o resultado do teste deu negativo e ele pôde atravessar a fronteira para o país vizinho. Segundo o transportador, que realiza viagens para todo o Mercosul, este foi seu primeiro teste. “Se já tive Covid-19 nem fiquei sabendo”, contou.

Publicidade

Cachoeirinha foi definida pelo Governo do Estado como uma dos pontos estratégicos para a testagem, já que é uma das rotas de viagens para a Argentina e o Chile, assim como Caxias do Sul, Vacaria, Bento Gonçalves, São Marcos, Passo Fundo, Uruguaiana, Canoas e Osório. O projeto conta com apoio da Policia Rodoviária Federal e Exército Brasileiro.

Para realizar o teste RT-PCR, o caminhoneiro deverá portar um documento chamado Manifesto Internacional de Cargas (MIC) para provar que irá atravessar a fronteira do país. Em Cachoeirinha, o material é recolhido na unidade ambulatorial Décio Martins Costa. Depois de coletar amostras para o exame, com o uso de swab nasal e faríngeo (espécie de cotonete introduzido no nariz e na garganta), o motorista poderá seguir viagem até alcançar a fronteira.

Publicidade

Durante este período, as amostras serão levadas ao Lacen para a testagem, e rodadas com prioridade, para cumprir o prazo de sete dias de validade do resultado. Os motoristas que apresentarem resultado negativo para a presença do vírus estarão liberados para cruzar a fronteira.

Ponto de coleta em Cachoeirinha

Cachoeirinha – Unidade Décio Martins Costa)Rua Dr. Décio Martins Costa, 464 – Vila Eunice – Fone: (51) 3041-3402

Horário: das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira

Publicidade

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.