Cachoeirinha forma Multiplicadores para a Saúde da População Negra – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Foto: Gabriel Silveira/PMC

Cachoeirinha forma Multiplicadores para a Saúde da População Negra

Curso teve como tema “Diversos Olhares: Saúde da População Negra”

Publicidade

Cachoeirinha – Com o tema “Diversos Olhares: Saúde da População Negra” a Prefeitura de Cachoeirinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, nos últimos dias 29 e 30 de novembro, a 4ª edição da Formação de Multiplicadores para a Saúde da População Negra. O curso, realizado na Câmara Municipal de Cachoeirinha, é voltado para profissionais de Saúde tanto do município quanto de outras localidades, e teve como objetivo fortalecer a rede de atores sociais para ações de promoção da equidade em saúde. Durante o evento, também ocorreu a Feira Afroempreendedor, com exposições e a venda de produtos afros. Ao todo, mais de 50 pessoas participaram do curso.

Publicidade

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Cachoeirinha, e responsável pela comissão científica do evento, Gisele Tertuliano, destacou que o processo de educação permanente é sempre desafiador e precisa ser ampliado para outros grupos da sociedade para a construção de práticas antirracistas para a promoção da equidade. “Entendendo que o conceito ampliado de saúde é o resultado das das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde, é imprescindível o fortalecimento de redes solidárias no combate ao racismo estrutural e institucional”. 

Publicidade

Gisele também enfatiza que o evento contribuiu para os  novos olhares sobre a população negra, na avaliação dos processos de trabalho em saúde e a necessidade de ações intersetoriais. “Ressaltamos também as práticas exitosas em prol da humanização, do olhar atento sobre os marcadores sociais que impactam sobre a vida de pessoas negras, causadores de barreiras de acesso aos serviços de saúde, adoecimento e morte,” completou.

A formação contou com palestras realizadas por profissionais da área, abordando assuntos pertinentes ao tema principal, dentre eles: 

Publicidade
  • Marcadores Sociais que impactam a vida da População Negra de Cachoeirinha – ministrado por Gisele Cristina Tertuliano, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, cientista social e doutora em Saúde Coletiva.
  • Infância Negra – a experiência do PIM – ministrado por Elisângela Alves da Silva, enfermeira coordenadora das Políticas das Crianças e Adolescentes e do Primeira Infância Melhor, especialista em Saúde Coletiva.
  • Experiência de vínculos com populações vulnerabilizadas: experiência da Estratégia de Saúde da Família – ministrado por Márcia Nunes Oliveira, médica de Família e Comunidade – USF Canarinho.
  • Saúde Bucal Coletiva e as Iniquidades em Saúde –  ministrado por Rudymar Alves Machado, cirurgião-dentista, coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas.
  • O papel da Enfermagem no acolhimento à Saúde da População Negra –  ministrado por Magali Borges, técnica de Enfermagem e Sanitarista na UBS Cohab.
  • Acolhimento humanizado no âmbito das recepções em Unidades de Saúde – ministrado por Mitielle Moraes Marques, servidora lotada no setor de Regulação da SMS e acadêmica de Serviço Social.
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.