Cachoeirinha disponibiliza serviço de atendimento a estomizados – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí

Cachoeirinha disponibiliza serviço de atendimento a estomizados

O serviço conta com duas enfermeiras, dois técnicos de Enfermagem e um médico vascular

Publicidade

Cachoeirinha – Nesta quinta-feira (16) transcorreu o Dia Nacional dos Estomizados. Em alusão à data, a Secretaria Municipal da Saúde divulgou que possui um serviço especializado para esta população e é uma das pioneiras na disponibilização de banheiro adaptado ao estomizado do Rio Grande do Sul, que se encontra na Unidade Básica Odil Silva de Oliveira. Atualmente o serviço conta com duas enfermeiras, dois técnicos de Enfermagem e um médico vascular. Os atendimentos realizados englobam enfermagem, medicina, grupos de Saúde Mental, nutrição, grupos de tabagismo, grupos de convivência e fortalecimento de rede.

Publicidade

Neste último ano, a equipe de Enfermagem realizou mais de 7.000 atendimentos à população estomizada e atualmente são atendidos no serviço em média de 120 usuários entre crianças, jovens e idosos, com dispensação no local de todo o kit necessário para o cuidado adequado das estomias, com uma média de 1500 dispensações por ano.

Publicidade

“No atendimento, temos usuários com incontinência urinária, ileostomia, colostomias, gastrostomias, entre outras. Neste mesmo serviço, além dos pacientes de estomia, são atendidas pessoas com feridas crônicas e lesões de pele, encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde, recebendo igualmente o acolhimento qualificado e afetuoso da equipe”, explica Paula Maritan, coordenadora das Políticas de Saúde da Pessoa com Deficiência.

A ostomia é um procedimento cirúrgico no qual é criada uma abertura (estoma) no corpo para facilitar a eliminação de resíduos corporais armazenados em uma bolsa, quando as vias normais de eliminação estão comprometidas.

Publicidade
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.