Cachoeirinha abre inscrições para cinco cursos gratuitos de qualificação profissional
Seleção prioriza desempregados e inscritos no CadÚnico; concluintes poderão receber bolsa de R$ 750
Cachoeirinha – As inscrições para cinco cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos em Cachoeirinha começam nesta terça-feira (8). As oportunidades fazem parte do Programa RS Qualificação Recomeçar e são destinadas ao preenchimento de vagas remanescentes e à formação de cadastro de reserva. Os interessados poderão se inscrever até as 17h do dia 2 de outubro.
As inscrições serão realizadas presencialmente, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, na Sala do Empreendedor, localizada na Prefeitura de Cachoeirinha, na Avenida General Flores da Cunha, 2.209, na Vila Cachoeirinha. Podem participar pessoas a partir dos 15 anos, conforme os pré-requisitos estabelecidos para cada curso. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados por um responsável legal.
A seleção dará prioridade, nesta ordem, a desempregados inscritos no Cadastro Único, desempregados, trabalhadores subocupados inscritos no Cadastro Único, subocupados e outros públicos registrados no CadÚnico. Dentro de cada grupo, 50% das vagas terão preferência para mulheres. A classificação também considerará a ordem de inscrição.
Caso as vagas não sejam preenchidas pelos públicos prioritários, elas poderão ser destinadas à população em geral, incluindo pessoas empregadas. Os candidatos que não forem chamados inicialmente formarão uma lista de espera para possíveis convocações decorrentes de desistências, desclassificações ou ampliação das vagas.
Os cursos disponíveis são Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico e Metrologia, Montagem de Conjuntos Mecânicos Industriais, Instalações Elétricas, Processos Logísticos Industriais e Operação de Empilhadeira Frontal a Contrapeso com Motor a Combustão. As capacitações possuem cargas horárias entre 40 e 80 horas e serão ministradas presencialmente no Senai Cachoeirinha, na Rua Vereador Ivo Pereira, 280, no bairro City Nova Fase.
Para realizar a inscrição, é necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência atualizado e Carteira de Trabalho Digital. Quando for o caso, também serão exigidos o comprovante de inscrição no CadÚnico e o documento de identidade do responsável legal.
O resultado da seleção está previsto para 6 de outubro e será divulgado no site oficial do Município e no mural da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Trabalho e Turismo. Os selecionados deverão aguardar a convocação para efetuar a matrícula.
Os alunos que concluírem 40 horas de qualificação, com frequência mínima e aproveitamento comprovados, poderão receber uma bolsa permanência de R$ 750. O pagamento será feito pelo Estado diretamente ao estudante por meio do Cartão Cidadão. Mesmo que participe de mais de uma qualificação, cada aluno poderá receber a bolsa vinculada a apenas um curso.
Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (51) 3041-7128, pelo WhatsApp (51) 9842-0640 ou pelo e-mail [email protected].
O edital não informa quantas vagas remanescentes existem em cada curso. Ele apresenta apenas o número total de alunos previsto por turma.
Cursos e capacidade das turmas
- Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico e Metrologia
- Uma turma com 20 alunos
- Carga horária: 40 horas
- Horário: das 18h às 22h
- Critérios: idade mínima de 15 anos e Ensino Fundamental incompleto, do 6º ao 9º ano
- Montagem de Conjuntos Mecânicos Industriais
- Uma turma com 20 alunos
- Carga horária: 40 horas
- Horário: das 18h30 às 22h30
- Critérios: idade mínima de 16 anos e 6º ano do Ensino Fundamental
- Instalações Elétricas
- Uma turma com 20 alunos
- Carga horária: 80 horas
- Horário: das 18h às 22h
- Critérios: idade mínima de 16 anos e 5º ano do Ensino Fundamental completo
- Processos Logísticos Industriais
- Uma turma com 20 alunos
- Carga horária: 40 horas
- Horário: das 18h às 22h
- Critérios: idade mínima de 16 anos e Ensino Fundamental completo
- Operação de Empilhadeira Frontal a Contrapeso — Motor a Combustão
- Uma turma com 15 alunos
- Carga horária: 56 horas
- Horário: das 8h às 12h
- Critérios: idade mínima de 18 anos e até o 5º ano incompleto do Ensino Fundamental
Todos os cursos serão realizados no Senai Cachoeirinha, na Rua Vereador Ivo Pereira, 280, no bairro City Nova Fase.
Critérios de seleção
A prioridade será observada nesta ordem:
- Pessoas desempregadas inscritas no CadÚnico
- Pessoas desempregadas
- Pessoas subocupadas inscritas no CadÚnico
- Pessoas subocupadas
- Outros públicos inscritos no CadÚnico
Dentro de cada grupo, o edital assegura 50% de preferência para mulheres. A classificação ocorrerá por ordem de inscrição, respeitado o número de vagas disponíveis.
Caso as vagas não sejam preenchidas pelos públicos prioritários, poderão ser destinadas ao público em geral, inclusive a pessoas empregadas. Após o preenchimento, será formada uma lista de espera.





