POLÍTICA

Avante projeta Teté à Câmara Federal e fecha apoio a Jussara diante de risco de cassação

Filho da prefeita de Cachoeirinha será apresentado como pré-candidato a deputado federal enquanto partido reforça respaldo político à única chefe do Executivo municipal da sigla no Estado

O Avante do Rio Grande do Sul realizará nesta quinta-feira (9) uma plenária estadual que terá dois objetivos centrais: oficializar a pré-candidatura de Paulo César Agliard, o Teté, à Câmara dos Deputados e demonstrar unidade em torno da prefeita de Cachoeirinha, Jussara Caçapava, diante do avanço do processo que pode resultar na perda de seu mandato.

Presidente estadual do partido e filho da prefeita, Teté convocou o encontro com dirigentes municipais de mais de duas dezenas de cidades gaúchas. A expectativa é que a plenária consolide sua pré-candidatura a deputado federal para as eleições de outubro e apresente as estratégias de expansão da legenda no Estado.

O evento ocorre em um momento delicado para o Avante em Cachoeirinha. Recentemente, o Ministério Público Eleitoral manifestou-se pela manutenção da sentença de primeira instância que cassou os diplomas da prefeita Jussara Caçapava e do vice-prefeito Mano. O parecer será analisado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), responsável pelo julgamento do recurso.

Durante a abertura dos trabalhos, a Executiva Estadual pretende reafirmar apoio integral à prefeita, defendendo a legitimidade da eleição e a soberania do voto popular. Jussara é atualmente a única representante do partido a comandar uma Prefeitura no Rio Grande do Sul, condição que faz de Cachoeirinha a principal vitrine administrativa da legenda no Estado.

Além do respaldo político à administração municipal, a plenária marcará o lançamento oficial da nominata de pré-candidatos do partido à Câmara dos Deputados. Como presidente estadual da sigla, Teté será um dos principais nomes apresentados para a disputa federal.

Expansão partidária

Segundo o Avante, a reunião também servirá para apresentar o planejamento estratégico visando às eleições de 2026. Entre as medidas previstas estão a consolidação de diretórios municipais, campanhas regionalizadas de filiação digital e a ampliação da presença da legenda em diferentes regiões do Estado.

O partido afirma ainda que pretende reforçar o cumprimento do Estatuto Nacional, incluindo diretrizes de enfrentamento à violência política de gênero e de raça nas instâncias municipais.

Ao final da plenária, a Executiva Estadual deverá divulgar o cronograma de interiorização do Avante nas regiões da Serra, Noroeste e Sul do Rio Grande do Sul, com foco na organização das futuras nominatas legislativas.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.