USF Breno Garcia realiza ação alusiva ao Outubro Rosa - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
A comunidade recebeu noções de primeiros socorros - Foto: SMS/Divulgação

USF Breno Garcia realiza ação alusiva ao Outubro Rosa

Exames e palestras foram ofertados pela Secretaria Municipal da Saúde à população

Gravataí – O tempo chuvoso do último sábado (05), não espantou o público do evento realizado na Unidade de Saúde da Família (USF) Breno Garcia, promovido pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Foram ofertados testes rápidos de HIV, Sífilis e hepatite, bem como exames de papanicolau (coleta de citopatológico uterino).

Diversas pacientes passaram por avaliação de enfermagem, sendo que seis foram encaminhadas para a realização de mamografia de rotina. Ritamara Quionhaa, coordenadora da unidade, explica que a mamografia é um exame não invasivo que captura imagens do seio feminino com o mamógrafo.

No evento, também ocorreram palestras com colaboradores do Imama (Instituto da Mama) e atividades como aula de ginástica e corte de cabelos. Durante todo o dia, foram realizados 68 testes rápidos, 13 coletas de exames citopatológicos e, após avaliação médica, solicitados seis exames de mamografia.

O Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde.

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.