Sindilojas Gravataí perde Albrecht Schott, fundador da entidade - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Albrecht Schott faleceu no último sábado (13) - Foto: Sindilojas/Divulgação

Sindilojas Gravataí perde Albrecht Schott, fundador da entidade

Presidente do Sindilojas por 12 anos e ao lado de José Rosa, Albrecht conduziu a construção da atual sede do Sindicato

Gravataí – O Sindilojas Gravataí perdeu, na manhã deste sábado (13), um ícone na história da classe empresarial e industrial do município, Albrecht Schott, fundador e vice-presidente de Finanças e Patrimônio da entidade. “Uma perda irreparável para a cidade. Um exemplo a ser seguido. Ele fez história e deixa um legado nobre na sua trajetória de vida”, afirmou o presidente José Rosa.

Publicidade

Presidente do Sindilojas por 12 anos e ao lado de José Rosa, Albrecht conduziu a construção da atual sede do Sindicato. Em virtude da sua dedicação e amor pela entidade, o prédio ganhou o seu nome, uma justa homenagem que recebeu em vida.

Aos 87 anos, Albrecht Schott, era empresário e proprietário da Loja Viva Modas desde 1965. Sem filhos, o comerciante deixa a esposa Leda Maria da Silveira Schott, cirurgiã-dentista aposentada com quem era casado há 48 anos. Seu Alberto, como era chamado carinhosamente pelos colaboradores do Sindilojas, estava em coma induzido no hospital Dom João Becker, após ter fraturado o fêmur, no dia 13 de novembro, em um acidente doméstico e faleceu por ter sofrido complicações em decorrência do quadro clínico.  

Atuante assíduo em todas as reuniões mensais de diretoria do Sindilojas, o empreendedor sempre contribuiu e torceu pela entidade, aonde visitava com frequência até poucos dias antes de ser internado. Sempre ao lado de José Rosa, foi um grande incentivador das causas em prol da classe empresarial e acompanhou todas as fases do Sindilojas. Ultimamente, fazia questão de visitar a obra de ampliação do Sindicato e se destacou pelo envolvimento significativo nas causas sociais da comunidade e participante de diversas atividades realizadas pelo Sindilojas. Marcou presença em entidades e instituições de Gravataí.

Publicidade

Com a ajuda de uma bengala para caminhar, Schott não mediu esforços em marcar presença e prestigiar eventos importantes do município. Um homem que fez história, deixando uma grande lição de vida.

De origem alemã, Albrecht Schott, nasceu em Taió (SC), em 28 de outubro de 1933. Até pouco tempo, o empresário fazia questão de fazer a compra de produtos da sua loja e controlava a área financeira e o planejamento anual do seu estabelecimento.

Em entrevista para o Seguinte, Schott, declarou se considerar um vencedor, pela sua trajetória de luta e muito trabalho. Cursou Contabilidade no Colégio Dom Feliciano e considerava o estudo fundamental para adquirir conhecimento e ter êxito nos negócios.

Trajetória de um símbolo do comércio gravataiense

Albert Schott teve a iniciativa de implantar o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em Gravataí, sendo diretor por 16 anos. Também foi membro do Lions Clube Gravataí há mais de 40 anos, do qual foi presidente por três mandatos. Criou a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acigra).

Também foi um defensor do meio ambiente, sendo um dos fundadores da Associação de Proteção da Natureza do Vale do Gravataí, a APN-VG. Participou, no ano de 2009, da fundação do Banco de Alimentos de Gravataí. Em 2016, foi fundador o Observatório Social de Gravataí e Glorinha.

Diretores do Sindilojas e lideranças manifestaram notas de pesar:

“Em nome dos gravataienses, rendemos nossas homenagens ao Sr, Albrecht, de significativa e relevante contribuição à nossa comunidade”, Prefeito Marco Alba

“Acredito que a vida do Sr. Albrecht Schott é vida missionária de Deus a nós, homem puro e de boa índole, ele soube amar sua família, seus amigos, e nosso Sindicato, tanto fez que mereceu por parte do prefeito Marco Alba, decretar luto oficial por três dias. Então é óbvio que deveria voltar a morada do Pai”. Vice-presidente Itamar Oliveira

“Gravataí perde um grande ser humano. Que Deus acolha-o neste momento”,Diretor José Carlos Fonseca

“Que vida linda seu Albrecht teve sempre lembrado pela sua integridade. Perdemos um grande líder e um exemplo de persistência, garra e determinação”, Lions Clube

“Mais um baluarte de nossa sociedade sobe as escadarias para outro plano, e que lá seja também protagonista dos mesmos feitos relevantes aqui na terra”, Antônio Guglielmi da equipe que fundou o Sindilojas junto com o seu Albrecht.

“Um ícone do comércio de Gravataí se despede deixando uma linda trajetória de muito respeito e reconhecimento. Minha gratidão por ter convivido com este ser humano brilhante”, Rodrigo Silva, Gerente Executivo do Sindilojas.

Publicidade
Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.