Shopping do Vale faz festa para as novidades - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
A ação ocorrerá no Shopping do Vale - Foto: Arquivo/oreporter.net

Shopping do Vale faz festa para as novidades

O Shopping do Vale, depois de dois anos da nova gestão, vai realizar nesta quarta-feira (27) uma cerimônia para inaugurar a nova fachada. O show de fogos previsto para às 19h30min sela o ingresso do centro de compras em uma nova fase.

Uma série de obras e melhorias foram realizadas nos últimos meses, marcados também pela chegada de novas lojas. O superintendente Mario Figueiredo apresentou as novidades na manhã desta terça-feira (26) durante um café da manhã com a imprensa.

Com todas as mudanças completadas, Figueiredo espera recuperar parte do público perdido no passado por diversos problemas, como mix deficiente e até brigas entre jovens em meios às lojas, sem falar na falta de cuidado e manutenção na estrutura. Hoje, o fluxo médio de pessoas está entre 10 e 12 mil por dia. A expectativa é buscar um crescimento de no mínimo 35%.

Figueiredo revela que os clientes do shopping já notaram algumas melhorias e aos poucos estão voltando. Focado especialmente nas classes C e D, o Shopping do Vale tem hoje 100 operações e 15 espaços vagos. No ano passado, inaugurou uma área de lazer com 1,5 mil metros quadrados tendo até pista de boliche. Conforme Figueiredo, a ociosidade está abaixo da média dos shoppings na região, muitos dos quais perderam várias lojas durante a fase mais crítica da crise econômica.

Figueiredo: banheiros totalmente reformados e com flores

“Nós estamos neste patamar porque somos muito flexíveis nas negociações. A General Shopping, que é proprietária de 90% de toda a estrutura, é a empresa mais flexível que conheci em 30 anos de atuação neste mercado. Isto nos permitiu manter lojas e qualificar as opções oferecidas ao consumidor”, argumenta.

Para reconquistar seu público, as obras incluem uma reforma completa dos banheiros e uma nova sala de cinema, uma das mais modernas do Estado, com uma tela gigante que vai permitir exibição de filmes 3D. A capacidade é de 350 lugares. As outras três salas, com capacidade total de 300 lugares, passaram por uma reforma completa e os frequentadores terão em Cachoeirinha a mesma qualidade encontrada nos melhores shoppings da capital.

O shopping, que tem 22 anos anos e foi o segundo da região a ser inaugurado (o primeiro foi o de Canoas), também está preocupado com o atendimento aos consumidores. “Este é um problema que temos em todo o Brasil. Você entra em uma loja e encontra vendedores que parecem estar fazendo um favor. Precisamos mudar esta mentalidade e aqui no shopping vamos programar um treinamento com os lojistas”, revela.

Figueiredo não revela números do investimento que vem sendo feito. “Eu sempre digo, quando questionado sobre o que estamos gastando, e respondo dizendo que estamos investindo muito carinho, amor e dedicação para tornar esse espaço cada vez mais útil e agradável.”

Clientes aprovam as mudanças

Elas estão sendo feitas aos poucos, mas já começam a mudar a percepção de freqüentadores do shopping. O mecânico Pedro Machado, 18 anos, diz que notou uma queda expressiva no número de menores que usavam o shopping como se fosse uma praça. Mais opções para compras também agrada.

Já a aposentada Ana Maria da Rosa, 62 anos, diz que o shopping sempre foi limpo, mas ela percebia uma falta de cuidado com a estrutura. “Os banheiros, por exemplo, eram antigos e agora estão novos, bem mais agradáveis”, resume.

Cinema: sala nova e reforma em todas

O que já foi realizado

  • Reforma completa de todos os banheiros, que ganharam até papel de parede.
  • Uma nova sala de cinema moderna com tela gigante e capacidade para 350 pessoas. Nos próximos dias será possível comprar ingressos com cadeira marcada.
  • Mudança na política de manutenção. Qualquer defeito em portas automáticas, ar condicionado e escada rolante, entre outros equipamentos, tem o conserto realizado em no máximo 24 horas.
  • Melhoria no mix de lojas, hoje mais diversificado.
  • Reforma na fachada com o uso de uma cor mais clara e arcos em vermelho na porta de acesso pela Flores da Cunha e vitrines para duas lojas. Uma é a Colombo. A outra é a Y&E, que ainda está em obras e vai ficar na antiga entrada do lado direito que não era usada.
  • Fim dos rolezinhos – A exigência de menores ingressaram no shopping apenas com responsáveis já é antiga e hoje não existem mais tumultos e até brigas.
  • Qualificação dos quiosques: lojistas que utilizam esta opção estão tendo que acompanhar as exigências de a estrutura utilizada para expor produtos ser de melhor qualidade.

O que ainda vai ser feito

ESTACIONAMENTO – Um novo estacionamento com capacidade para 600 vagas será criado no lado esquerdo do shopping visto pela Flores da Cunha. A rua Aparício da Cunha terá seu traçado mudado.

Traçado da rua vai mudar para permitir união de terreno com o shopping

O terreno que fica na esquina desta via com a Flores da Cunha é do shopping e no passado surgiu uma ideia de ser construído ali um hotel e uma torre de salas comerciais. O projeto foi abortado e a área será anexada ao shopping com a rua sendo transferida para o lado esquerdo do terreno desocupado. O projeto já foi aprovado pela prefeitura e falta fechar a negociação com a RGE para a transferência da rede elétrica e acertar os últimos detalhes do orçamento com a construtora responsável pela obra.

 TUDO FÁCIL MUNICIPAL – Há uma negociação em andamento com a Prefeitura para criar no shopping um espaço destinado a prestação de serviços sem a necessidade de o contribuinte ter que ir até a Prefeitura ou outra repartição municipal.

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO – A iluminação será substituída por LED e todo o piso será reformado.

DUAS LOJAS GIGANTES – A Y&C, que é uma fábrica de confecção de Brusque/SC, já está com a primeira operação dentro do Rio Grande do Sul em uma loja provisória. Ela vai ocupar um espaço gigante de 800 metros quadrados e com 58 metros de parede de vidro no lado direito do shopping, visto da Flores da Cunha. Terá um acesso externo, caminho que também poderá ser utilizado para frequentadores acessarem o shopping. Uma outra loja, também de marca própria, se instala nos próximos meses. Ela será exclusiva de calçados e o nome não foi divulgado.

TREINAMENTO – Os lojistas serão convidados a participar de um treinamento para qualificar o atendimento ao consumidor.

PALMEIRAS ILUMINADAS – Nos próximos dias, as palmeiras em frente ao shopping será iluminadas. A cor padrão será o verde, mas em datas comemorativas, como no mês da mulher, a cor mudará para rosa.

Um problema a ser resolvido

Um dos maiores problemas do shopping ainda é o vandalismo. Em um banheiro masculino no primeiro piso, por exemplo, alguém arrancou parte do papel de parede. Antes da reforma, até mesmo uma tela em uma das salas de cinema foi rasgada. Poltronas riscadas e rasgadas também eram frequentes. Segundo o superintendente, Mario Figueiredo, o desafio tem sido o de conscientizar os frequentadores. “O shopping é da cidade, é das pessoas. É um local para todos aproveitarem e se cada um cuidar, todos ganham”, afirma.

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.