Gravataí

Saúde de Gravataí realiza palestra sobre prevenção de ISTs em empresa

SMS mantém o Serviço de Assistência Especializada, responsável pelos atendimentos a pessoas vivendo com HIV, hepatites virais e tuberculose

Publicidade

Gravataí – Atenta e mobilizada para levar ações para além dos espaços tradicionais de atendimentos de saúde, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu, na última segunda-feira (10), uma palestra para profissionais da Raio Som Diagnóstico por Imagem sobre a importância da prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Realizado pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE), ligado à SMS, o encontro também abordou as profilaxias pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP) de risco à infecção pelo HIV, vírus que causa a Aids.

Publicidade

Durante a ação – ocorrida durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho / SIPAT da empresa -, foram distribuídos kits de ecobags com materiais informativos, preservativos, camiseta e autoteste de HIV. Além disso, os colaboradores também foram convidados para a atividade que ocorre hoje em alusão ao Dia dos Namorados, promovida pelo SAE no Shopping de Gravataí, das 18h às 21h.

A SMS lembra que o uso de preservativos fica recomendado em todas as relações sexuais, sendo o método mais eficaz para a prevenção da transmissão das ISTs. A secretaria também lembra a importância da prevenção combinada, que reúne diversas ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das infecções, como a imunização para o HPV e para a hepatite B, assim como os testes rápidos, que identificam quatro ISTs: HIV, sífilis e hepatites B e C.

SAE

Localizado na Rua Ernesto Fonseca, 35 – Centro, o SAE é uma unidade assistencial de caráter ambulatorial que propicia o vínculo da pessoa vivendo com HIV, hepatites virais e tuberculose com uma equipe multiprofissional. O serviço presta atendimento médico, com resolutividade diagnóstica, e oferece tratamento psicossocial, cuidados de enfermagem e assistência farmacêutica aos pacientes vinculados ao serviço.

Os pacientes podem ser encaminhados via unidades de saúde ou procurarem atendimento diretamente no local, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser conferidas pelos telefones (51) 3600 – 7780 e (51) 3600 – 7778.

Publicidade
Mostrar mais

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.