Saque Calamidade do FGTS pode ser acessado a partir desta sexta-feira – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Saque Calamidade do FGTS pode ser acessado a partir desta sexta-feira

Beneficiários devem priorizar o acesso ao recurso pelo aplicativo de celular.

Cachoeirinha – A Caixa acaba de homologar Cachoeirinha no processo do Saque Calamidade do FGTS para as pessoas que sofreram danos em suas residências durante o temporal de janeiro. O benefício poderá ser acessado a partir desta sexta-feira (23), à tarde, de preferência pelo aplicativo “FGTS” da Caixa. Há ainda a opção de ir até uma agência da Caixa, mas devido ao grande volume de beneficiários, a solicitação do saque através do celular evita o enfrentamento de filas. 

Publicidade

Conforme orientação da Caixa, o beneficiário que não encontrar o seu bairro no aplicativo deve procurar a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social para verificar o seu cadastro.
Quem optar pelo uso do APP, precisa fazer o upload do documento de identidade e do comprovante de residência. Quem optar pelo atendimento presencial, deve levar ainda a carteira de trabalho. 

Publicidade

Outra informação importante é que, além do Saque Calamidade, os usuários do Bolsa Família também poderão receber um recurso adicional, ainda sem previsão de valores.

Como sacar 

Publicidade

O trabalhador pode solicitar o saque do FGTS Calamidade de forma ágil e simples pelo APP FGTS ou ainda ir a uma Agência Caixa. Confira a seguir, como fazer a sua solicitação:

Aplicativo FGTS

Para solicitar o Saque Calamidade do FGTS através do APP FGTS, o trabalhador deve seguir os passos a seguir:

Ao acessar o APP FGTS, clique na opção “Meus Saques”; 

  • Escolha a opção “Outras Situações de Saques”;
  • Selecione o motivo do Saque “Calamidade Pública”; 
  • Selecione o munícipio de sua residência e clique em “Continuar”; 
  • Escolha uma das opções para receber seu FGTS:
  • Crédito em conta bancária de qualquer instituição; ou,
  • Sacar presencialmente. 
  • Faça Upload dos documentos requeridos;
  • Confira os documentos anexados e confirme; 
  • A Caixa irá analisar sua solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta.

Agência Caixa

Sendo necessário o comparecimento em uma agência da CAIXA, o trabalhador deve estar de posse da documentação a seguir: comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, extratos bancários, carnês de pagamentos, dentre outros), emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação da emergência ou calamidade havida em decorrência de desastre natural; 

Na falta do comprovante de residência, o titular da conta do FGTS poderá apresentar uma declaração emitida pelo Governo Municipal, atestando que o trabalhador é residente na área afetada. A declaração deverá ser firmada sobre papel timbrado e a autoridade emissora deverá por nela data e assinatura. Também deverá ser mencionado na declaração: nome completo, data de nascimento, endereço residencial e número do: 

  • CPF do trabalhador. 
  • Documento de identificação do trabalhador ou diretor não empregado;
  • CPF; 
  • CTPS física ou CTPS Digital ou qualquer outro documento que comprove vínculo empregatício.
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.