Responsabilidade era do Estado e consulta para paciente com câncer foi marcada - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Juliano Paz - Foto: Fernando Planella/Arquivo

Responsabilidade era do Estado e consulta para paciente com câncer foi marcada

Morador de Cachoeirinha entrou na Justiça depois de aguardar mais de 30 dias por uma consulta para iniciar tratamento contra um câncer de garganta

Cachoeirinha – Um morador de Cachoeirinha de 67 anos, que entrou na Justiça para conseguir uma consulta com um oncologista e ser encaminhado para tratamento quimioterápico para um câncer de garganta, já está mais tranquilo. Depois da liminar concedida pelo juiz da 2ª Vara Cível, Cassio Benvenutti Castro, no último dia 8 de abril, determinando que a secretaria municipal da Saúde fizesse a marcação da consulta, ela foi marcada.

Publicidade

A responsabilidade, contudo, não é do Município. O secretário municipal da Saúde, Juliano Paz, explica que as consultas com determinadas especialidades são cadastradas no sistema informatizado da secretaria estadual da Saúde e a partir disto os pacientes ficam na dependência da regulação estadual e não municipal.

Quando tomou conhecimento da existência da liminar, o secretário foi verificar o caso e descobriu que o Estado, também réu na ação judicial, ainda não havia sido intimado. A providência tomada, para agilizar o processo, foi informar o órgão regulador, via sistema, da existência da medida judicial. O resultado veio em poucas horas: a consulta foi agendada para o dia 5 de maio na Santa Casa, em Porto Alegre.

O paciente estava desde o dia 25 de fevereiro aguardando a consulta e neste período só viu seu estado de saúde ir piorando. No começo conseguia engolir alimentos sólidos, apesar da dor. Logo depois passou para os pastosos e hoje está conseguindo se alimentar somente através de sonda.

Publicidade

LEIA MAIS

Justiça manda secretaria da Saúde agendar consulta para paciente com câncer

Publicidade
Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.