Projeto forma 25 novos Guardas Mirins em Cachoeirinha - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Os formandos chegaram na solenidade marchando - Fotos: Kátia Freitas/Divulgação

Projeto forma 25 novos Guardas Mirins em Cachoeirinha

Em meio a grande emoção, na noite dessa segunda-feira (3), aconteceu no saguão do Shopping do Vale a Formatura da 1ª Turma do Guarda Mirim de Cachoeirinha. Ao todo, 25 alunos das Escolas Municipais Portugal e Tiradentes se formaram e a emoção tomou conta dos pais, autoridades e alunos durante vários momentos da cerimônia.

O projeto Guarda Mirim foi criado e desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade e Segurança e tem como principal objetivo inserir de maneira extracurricular atividades de cidadania, primeiros socorros, meio ambiente, segurança, valores sociais, respeito e educação na vida dos alunos da rede municipal.

Publicidade

A diarista, Elisabete Silva do Carmo, 46 anos, mãe do Guarda Mirim, Márcio Henrique do Carmo Silva, o GM Silva, de 11 anos agradeceu e muito a participação do seu filho no projeto. “Ele mudou e está cada vez mais mudando as suas ações e atitude perante a vida escolar e em família, graças aos aprendizados que ele recebe no projeto. Só tenho a agradecer a eles’’, disse Elisabete.

O representante do legislativo, o vereador Marco Barbosa (PSB), destacou a importância do projeto para Cachoeirinha. “Estamos formando aqui não somente 25 Guardas Mirins e sim novos multiplicadores de cidadania, saúde, respeito e segurança para nossa cidade. Todos sabemos que eles seguiram aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto, nas suas rotinas vidas. Ajudando assim formar uma Cachoeirinha melhor e mais segura”, destacou o vereador.

A secretária de Educação, Rosinha Lippert, agradeceu a parceria de todas as secretarias municipais para realização do projeto. “A união sempre fez a força. E prova disto, estamos aqui formando crianças mais conscientes e preocupadas com o bem-estar da sua comunidade escolar e geral”, disse Rosinha.

Publicidade

Para o secretário de Mobilidade e Segurança, Marco Aguirre Gouvêa, o projeto é mais uma ação de prevenção à criminalidade no município. “Diariamente buscamos realizar ações integradas entre os órgãos de segurança pública na cidade. E o projeto da Guarda Mirim é uma delas. É através destes guardas estamos educação, prevenindo e combatendo a criminalidade na cidade”, diz Aguirre.

O prefeito Miki Breier, declarou que investir na educação de crianças e adolescentes é a garantia de um futuro mais seguro e prospero. “O nosso governo está sempre preocupado com todos e por isso a formatura destes Guardas Mirim é a garantia que nos próximos dias teremos pessoas que nos auxiliaram na construção de um meio ambiente, saúde, cidadania, segurança e na construção de uma Cachoeirinha melhor”, disse Miki

Homenageados do Projeto

Os alunos destaque do projeto, com o Comandante da Guarda Municipal

Dando a continuidade da formatura, os GMs Mirim, Veiga, Leal e Clara foram agraciados com a entrega dos troféus de alunos destaque do projeto. As homenagens não pararam por aí, uma das instrutoras do projeto, a GM Ana Paula Santa Helena, que se encontra hospitalizada devido à problemas de saúde, foi citada pelo Comandante da Guarda Municipal, GM Jonas. “ O sucesso de tudo isso que aconteceu aqui nesta noite não é só mérito meu, dos meus colegas instrutores GMs Fichman, Márcia, dos alunos, do governo municipal, das nossas parcerias e sim também da GM Ana Paula que sempre estava preocupada em desenvolver esse importante projeto para cidade. Essa solenidade também é especialmente dedicada a ela”, disse Jonas.

Publicidade

 

 

 

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.