Proerd prepara os alunos para uma vida mais saudável – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Todas as aulas são cheias de dicas e integração com os alunos - Fotos: Rodrigo Alves/oreporter.net

Proerd prepara os alunos para uma vida mais saudável

Estudantes que frequentam o Proerd desenvolvido pela Brigada Militar, aprendem a tomar decisões saudáveis para a vida

Gravataí – “Luz, Câmera, Ação, Proerd!”. A frase, exclamada pelos estudantes do 5º ano  da Escola Antônio Aires de Almeida dá o tom da aula semanal do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, ministrada pela policial  Michele Carrasco, do 17º Batalhão de Polícia Militar de Gravataí.

Publicidade
Publicidade

Nesta semana, a lição teve como tema a empatia. Durante a aula, os estudantes assistiram a um filme que contou a história de Pedro, que passou por uma situação constrangedora quando caiu no refeitório da escola. Por meio do vídeo e de forma lúdica, a soldado Carrasco trabalhou o conceito de empatia, que é a capacidade de saber se colocar no lugar de outra pessoa. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.Os estudantes também foram orientados sobre a maneira correta de ajudar os seus colegas quando isto ocorre.

Publicidade

Instrutora do Proerd e policial militar Michele Carrasco afirma que este trabalho é preventivo. “O Programa passou por mudanças, pois por muitos anos sua atuação esteve focada exclusivamente nos efeitos e consequências do uso de drogas, mas estudos mostraram que a eficácia não era a almejada. Então, o alvo agora é auxiliar, de forma preventiva, a criança a tomar decisões saudáveis, agindo com segurança e de maneira responsável, dizendo não às drogas e a qualquer desvio de caminho nas mais variadas circunstâncias da vida”, comenta.

E salienta, ainda, que o trabalho realizado com os estudantes é muito prazeroso e de aprendizado. “Muitos alunos tinham medo dos policiais e hoje nos veem como grandes amigos e conselheiros. Estamos sempre prontos para auxiliá-los, tanto na vida escolar, quanto no dia a dia com a  suas família. As nossas aulas são sempre uma grande troca de experiências, entre nos instrutores e alunos”, manifestou

Publicidade

Neste semestre, as aulas na Escola Antônio Aires de Almeida  ocorrem às  quintas-feiras e são ministradas a duas turmas de 5º ano.  Segundo a diretora da escola, Aurelise Braum,  “A chegada do Proerd  representa um grande avanço na conscientização, respeito e segurança no dia  a dia dos nossos alunos, tanto na escola  quanto em casa. O Proerd é um programa que ensina a saber ouvir e a fazer escolhas, fazendo  diferença para nossos alunos”. .

Caixinha do Pensamento

O momento mais esperado pelos alunos e instrutores

Para as alunas do 5º ano, Ana Júlia Santos, 11 anos e Mariana Gabirski, 10 anos, as aulas do Proerd as estão ajudando em vários aspectos de suas vidas. “A soldado Carrasco está sempre nos mostrando as coisas certas e boas da vida e que drogas não nos leva a lugar algum. As aulas do PROERD são muito boas”. declararam. As estudantes salientaram, ainda, que os melhores momentos são os das músicas, danças, os micos e as curiosidades da Caixinha do Pensamento.

Conforme a instrutora do PROERD, “A  Caixinha do Pensamento é o lugar de onde os alunos tiram as mais variadas curiosidades sobre  nosso trabalho, onde esclarecem  dúvidas ou mesmo pedem dicas de como proceder em algumas situações vividas no seu dia a dia.  É  mais um canal de interação com os alunos. Ali eles colocam todas as suas perguntas, sempre no anonimato, e elas sempre são respondidas”.

 O que é PROERD?

Alunos gravataienses participantes do PROERD

Desde 1998, o Proerd é desenvolvido nas escolas do Rio Grande do Sul exclusivamente pela Brigada Militar por meio de policiais militares voluntários. Baseado no programa norte-americano DARE – Drug Abuse Resistance Education, criado em 1983 em Los Angeles (Califórnia), é aplicado em outros 50 países envolvendo 60 mil policiais.

Desde sua implantação no Estado, o Proerd já formou mais de 500 mil alunos. Os policiais militares desenvolvem um trabalho educativo de prevenção, doando parte de seu tempo, semanalmente, para contribuir com a construção de um futuro melhor, principalmente, para as crianças.

A Brigada Militar de Gravataí conta com três instrutores e atende mais de 50 turnas das escolas municipais, estaduais e particulares de Gravataí e Glorinha. Maiores informações sobre o Proerd podem ser obtidas no  17º Batalhão de Polícia Militar de Gravataí, na rua Doutor Luiz Bastos, 901, Centro, em horário comercial.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.