Primeiro quadrimestre revela queda em índices de criminalidade na cidade - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
As reduções são decorrentes de ações preventivas da Guarda Municipal - Foto: Arquivo

Primeiro quadrimestre revela queda em índices de criminalidade na cidade

Furtos e roubos caíram 35% e 31%, respectivamente; o Cercamento Eletrônico recuperou 20 veículos; e as abordagens da Guarda Municipal aumentaram em quase 1.000%.

Cachoeirinha –A secretária municipal de Segurança e Mobilidade, Tatiana Bozão, atualizou dados sobre a segurança e transporte público recentemente em live transmitida pela página da Prefeitura no Facebook. Em relação à Segurança Pública, em comparação ao primeiro quadrimestre de 2019, este ano houve queda em diversos índices como, por exemplo, 35% de queda no furto, 31% nos roubos , 7% nos furtos de veículos, 5% nos homicídios e crimes relacionados a armas e munições. Graças ao Cercamento Eletrônico, foram recuperados 20 veículos, 54% a mais que em 2019, com uma eficácia de 80%, segundo informou Tatiana. 

Publicidade

A operação Trabalhador,  que acontece diariamente das 5h30min até as 6h40min e que atua na prevenção de assalto e roubos de trabalhadores que estão nas paradas de ônibus, também foi retomada. O tráfego na avenida Flores da Cunha voltou ao seu fluxo normal, ou seja, aos mesmos patamares do início de março.

O número de denúncias ao Centro Integrado de Controle e Comando de Cachoeirinha (CICC) aumentou em 632%. A chefia de inteligência do Centro Integrado de Controle e Comando, destaca que também houve um aumento no número de abordagens da Guarda Municipal em quase 1.000%. “Por causa das denúncias de descumprimento dos decretos relacionados à pandemia de Covid-19, o número de ligações passou de 2 mil e mais de 500 boletins de ocorrência foram efetuados”, afirmou ela.

As operações aumentaram em 338% e o apoio em operações em mais de 680%. O prefeito Miki Breier aproveitou para reforçar que o engajamento da população às medidas de prevenção ao coronavírus estão mantendo o contágio sob controle na cidade: “queremos agradecer a todos aqueles que entenderam que a prevenção é o melhor caminho agora”.

Publicidade

Confira os números dos indicadores criminais de Cachoeirinha.

Conforme dados repassados pela Secretaria Segurança Pública do RS. As ocorrências são no período de 1º de janeiro a 31 de abril de 2020 e comparado com o mesmo período de 2019:

Reduções

  • Posse de Entorpecentes -36% 
  • Furtos -35%
  • Roubos -31%
  • Homicídios – 29%
  • Furto de Veículos – 7%
  • Armas e munições – 5%

Aumentou

Publicidade
  • Tráfico de Entorpecentes – 43%
  • Crime de Estelionato – 36%
  • Roubo de veículos -14%

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.