CACHOEIRINHA

Cachoeirinha lança primeira prova de conceito dentro da lei da inovação

Iniciativa da Prefeitura com a startup Ciclo terá duração inicial de três meses e envolverá seis escolas e cinco entidades. Projeto é a primeira Prova de Conceito certificada do município

Cachoeirinha – A Prefeitura de Cachoeirinha lançou, na manhã desta sexta-feira (16), o projeto Pit Stop da Reciclagem, que vai transformar resíduos recicláveis em recursos financeiros para escolas e entidades do município. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Inovação, Tecnologia, Qualificação e Novos Projetos (SMIT), em parceria com a startup Ciclo, terá inicialmente a participação de seis escolas e cinco entidades assistenciais e comunitárias.

O lançamento ocorreu no auditório do Facilita Cachoeirinha, no Shopping do Vale, com a presença da prefeita Jussara Caçapava, da secretária de Inovação, Sueme Pompeo de Mattos, de representantes da Ciclo, dirigentes de escolas, entidades e vereadores. O programa será desenvolvido inicialmente durante três meses, período em que serão avaliados os resultados para uma possível ampliação a outras instituições.

Publicidade
Planeje suas conquistas com o Sicredi

O funcionamento é baseado na coleta de materiais recicláveis, como papel, plástico e metais, que serão encaminhados pelas famílias e comunidades às instituições participantes. Os resíduos serão recolhidos, pesados e convertidos em valores financeiros pela Ciclo. O dinheiro será destinado às próprias escolas e entidades, que poderão utilizá-lo em melhorias, aquisição de equipamentos e outras necessidades institucionais.

Publicidade

A tecnologia será uma das principais ferramentas do projeto. Por meio do aplicativo Atitude Ciclo, cada instituição poderá acompanhar a quantidade de resíduos recolhidos, os valores financeiros gerados e os indicadores ambientais, como estimativas de economia de água, energia e redução de emissões de CO₂. A SMIT também terá acesso aos dados para acompanhar os resultados do programa.

Publicidade
Envie sua sugestão de reportagem

A coordenadora do projeto pela Ciclo, Nilma Gardelha, explicou que as instituições serão cadastradas na plataforma por meio de seus CNPJs e que os valores poderão ser transferidos para contas vinculadas às entidades. Segundo ela, a proposta não é apenas retirar resíduos das residências e encaminhá-los à reciclagem, mas transformar esse processo em educação ambiental e benefícios financeiros para as instituições.

A secretária Sueme Pompeo de Mattos destacou que a iniciativa surgiu de uma demanda apresentada pela prefeita Jussara Caçapava para desenvolver projetos de educação ambiental utilizando inovação e tecnologia. A proposta também inclui educação financeira, permitindo que estudantes e famílias compreendam como materiais que normalmente seriam descartados podem gerar recursos.

Segundo Sueme, o programa terá indicadores que permitirão avaliar os resultados ambientais, sociais e econômicos. A intenção é utilizar essas informações para cadastrar o projeto junto ao governo federal e buscar recursos destinados à ampliação das campanhas de reciclagem no município.

Primeira Prova de Conceito de Cachoeirinha

O Pit Stop da Reciclagem também representa a primeira Prova de Conceito (POC) certificada de Cachoeirinha, dentro da legislação municipal de inovação. Esse modelo permite que soluções desenvolvidas por empresas e startups sejam testadas em condições reais antes de uma eventual implementação em maior escala.

Durante os três meses de operação, a Prefeitura e a Ciclo acompanharão a participação das instituições, o volume de materiais recolhidos, os recursos financeiros gerados e o envolvimento das comunidades. Ao final, será produzido um relatório para subsidiar a decisão sobre a expansão do programa.

A prefeita Jussara Caçapava destacou a importância de transformar propostas de inovação em ações práticas. Ela também ressaltou o trabalho da Secretaria de Inovação na construção de parcerias para o desenvolvimento de projetos municipais.

O vereador Uilson Droppa, que participou do lançamento, lembrou que a educação ambiental é uma pauta trabalhada há anos no município. Ele destacou que a reciclagem também pode contribuir para reduzir o volume de resíduos encaminhados aos aterros sanitários, diminuindo os custos com a destinação do lixo.

Escolas e entidades participantes

Nesta primeira etapa, estão confirmadas seis instituições de ensino: EMEI Beija-Flor, Escola Jardim do Bosque, Escola Getúlio Vargas, Escola Presidente Kenedy, Escola Guimarães Rosa e EMEI Criança Feliz.

Também participam o Rotary Club de Cachoeirinha, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas, a Apae Cachoeirinha, o Lar Nossa Senhora Aparecida e o Rotary Industrial de Cachoeirinha.

A Ciclo é uma startup de Cachoeirinha ligada ao Grupo Recicla, que atua com logística reversa e economia circular. A empresa já desenvolve operações de coleta e compra de materiais recicláveis, permitindo que cidadãos e instituições recebam valores pelos resíduos destinados à reciclagem.

A expectativa é que, após a avaliação dos resultados da fase experimental, o programa possa alcançar outras escolas e entidades, ampliando a participação das famílias na reciclagem e criando novas fontes de recursos para as instituições do município.

*colaborou, Rodrigo Alves

Botão Voltar ao topo