MetSul prevê frio fora de época e risco de geada no RS
Massa de ar frio deve derrubar as temperaturas no início da semana, com mínimas abaixo de 5°C em cidades gaúchas e possibilidade de marcas negativas na Serra
Uma massa de ar frio deve provocar uma sequência de dias com temperaturas abaixo da média para outubro no Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul Meteorologia, o frio ganha força a partir deste fim de semana, com previsão de mínimas abaixo de 5°C em diversas cidades gaúchas e possibilidade de temperaturas negativas em áreas de maior altitude no início da semana.
O sistema é impulsionado da Argentina em direção ao Brasil por um ciclone extratropical que, neste sábado (17), atua sobre o Oceano Atlântico, a leste do Rio Grande do Sul. Conforme a MetSul, os ventos mais fortes do ciclone estão concentrados sobre o mar e não afetam diretamente o continente.
Os efeitos da massa de ar frio já foram sentidos na manhã deste sábado, quando estações meteorológicas registraram temperaturas baixas para esta época do ano em diferentes regiões do Estado. Entre as mínimas estão 5,8°C em Santana do Livramento, 6,7°C em Quaraí e Soledade, 7°C em Capão Bonito do Sul, 7,4°C em São Francisco de Paula e Gramado, 7,7°C em Rolante e 7,9°C em São José dos Ausentes.
Segunda-feira deve ter as menores temperaturas
A previsão da MetSul indica que o resfriamento será mais acentuado durante as noites, com a redução da nebulosidade em áreas do Sul do Brasil. As menores temperaturas são esperadas na segunda-feira (19), quando muitas cidades gaúchas e catarinenses poderão registrar mínimas abaixo de 10°C. Em diversos municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, os termômetros podem ficar abaixo de 5°C.
Há possibilidade de temperaturas negativas nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, e no Planalto Sul Catarinense, incluindo áreas de São José dos Ausentes e São Joaquim. As menores marcas são esperadas também na Campanha, na fronteira com o Uruguai, na Serra do Sudeste, na região de Soledade e nos Aparados da Serra. No Paraná, o frio deve atingir principalmente o Planalto de Palmas.
Em Porto Alegre, as mínimas devem ficar entre 10°C e 12°C no início da semana. Na Região Metropolitana, algumas cidades poderão registrar temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo de 10°C na segunda e na terça-feira.
MetSul alerta para possibilidade de geada
A MetSul também alerta para a possibilidade de geada tardia no começo da semana. O fenômeno poderá ocorrer de forma isolada, principalmente em áreas de maior altitude, como a Serra do Sudeste e pontos mais elevados do Nordeste gaúcho, além do Planalto Sul Catarinense e do Planalto de Palmas, no Paraná.
Apesar da queda nas temperaturas, a MetSul ressalta que a massa de ar frio não tem intensidade suficiente para provocar frio rigoroso de inverno ou geada generalizada. A previsão é de noites frias e tardes mais amenas para o período de outubro, já na segunda metade da primavera. Além do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, os efeitos do sistema devem alcançar Mato Grosso do Sul, partes de Mato Grosso, o sul de Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro, com menor intensidade em áreas do Centro-Oeste e do Sudeste.



