Prefeitura assina convênio para instalação de hortas urbanas - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
O convênio foi assinado na última segunda-feira - Foto: Marcelo Carvalho/PMC

Prefeitura assina convênio para instalação de hortas urbanas

O convênio, entre o governo do Estado e Ministério da Cidadania. Os locais escolhidos serão escolas e centros sociais localizados nos bairros em situação de vulnerabilidade social

Cachoeirinha – Na última segunda-feira (17), o prefeito Miki Breier se reuniu com a secretária estadual do Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, para tratar sobre um novo projeto que fará a instalação de hortas urbanas no município. Os locais escolhidos para receber a novidade serão escolas e centros sociais localizados nos bairros em situação de vulnerabilidade social.

“O projeto visa a estimular o convívio familiar e comunitário, proporcionando segurança alimentar e fortalecer o trabalho coletivo de forma cooperativada com a perspectiva da economia solidária”, destaca o prefeito Miki Breier.

A iniciativa é fruto de um convênio firmado entre a Secretaria do Trabalho e Assistência Social e o Ministério da Cidadania. Essa parceria garantiu R$ 253.377,65 para a instalação de 30 hortas urbanas nas cidades de Porto Alegre, Cachoeirinha, Canoas, Alvorada e Guaíba. O projeto começa a ser implementado em abril. Serão de cinco a seis hortas por cidade.

As hortas terão até 500m² e deverão conter no mínimo 10 canteiros de 15cm de comprimento por 1m de largura. Os terrenos usados serão cedidos pelos parceiros locais, e as hortas deverão ser, preferencialmente, 100% naturais, sem uso de agrotóxicos, com aproveitamento de materiais reutilizáveis.
Deverá, ainda, ser construída uma composteira para o reaproveitamento de resíduos orgânicos.

Caso as hortas sejam plantadas nas escolas, serão realizadas atividades pedagógicas de apoio à alimentação saudável e de sustentabilidade.

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.