Prefeitura antecipa cronograma de obra para substituição da ponte da Estrada Municipal - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
O trânsito local ficará interrompido nos próximos 30 dias - Foto: Divulgação/PMG

Prefeitura antecipa cronograma de obra para substituição da ponte da Estrada Municipal

A iniciativa faz parte da obra de pavimentação da via e deve durar 30 dias

Gravataí –Em razão do grande volume de chuvas nos últimos dias, e com o comprometimento das cabeceiras da ponte da Estrada Municipal, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), antecipou o cronograma de obras para a substituição da travessia. A Estrada Municipal, que liga a avenida Itacolomi até a ERS-020, no Bairro Neópolis, ficará parcialmente interrompida por pelo menos durante os 30 dias de trabalho. Assim, o acesso ao bairro só é possível pela ERS-020.

Segundo o engenheiro da Prefeitura, Guilherme Ósio, após a limpeza do terreno para substituição da ponte existente ocorreu a elevação do nível do arroio, devido aos altos índices de chuva da semana passada. “Como o terreno estava exposto, sem proteção de margem, houve erosão nas bordas e um colapso de parte da parede de sustentação da ponte existente.”

Ele explica que a substituição da estrutura já estava prevista. “A ponte já estava com as suas condições ruins. Além disso, a sua largura é inadequada para a pavimentação. Estávamos iniciando o trabalho para a substituição, justamente com a limpeza deste terreno que sofreu erosão com a elevação do nível da água.”

Por conta do imprevisto, a construtora contratada iniciou imediatamente a substituição da ponte antiga.  O cronograma estabelecido em conjunto entre a Prefeitura e a construtora prevê a substituição da ponte no prazo de 30 dias. “A ponte antiga será substituída por galerias de concreto, na mesma vazão da ponte existente, garantindo o fluxo e nível da água e a cota para pavimentação do trecho que deve ocorrer após conclusão das galerias”, explicou Ósio.

Sobre a obra de pavimentação da Estrada Municipal, o engenheiro afirma que a pavimentação dos trechos 1 e 2 estão em pleno andamento. “Foram concluídas as etapas de terraplenagem, drenagem e pavimentação de todo o trecho 2. No trecho 1, a drenagem encontra-se em estado avançado e a pavimentação de dois segmentos está em andamento. Nas próximas semanas será observado o prosseguimento do asfaltamento a partir do trecho 2 e do trecho a partir da Avenida Itacolomi, hoje bloqueado. A previsão de conclusão da obra é de abril de 2020.”


Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.