Prefeito Marco Alba inaugura nova Galeria de Prefeitos e Vice-Prefeitos de Gravataí - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
A galeria foi inaugurada na sexta-feira (11) - Foto:Douglas Glier Schütz/PMG

Prefeito Marco Alba inaugura nova Galeria de Prefeitos e Vice-Prefeitos de Gravataí

Os 22 quadros com as fotografias e identificações estão dispostos no saguão da sede da Prefeitura

Gravataí – O prefeito Marco Alba inaugurou na tarde da última sexta-feira, (11), a nova Galeria de Prefeitos e Vice-Prefeitos de Gravataí. O novo dispositivo histórico do município possui 22 quadros com as fotografias e identificações daqueles que já governaram a cidade e estão dispostos no saguão da sede da Prefeitura, no Centro. A ação faz parte das festividades dos 139 anos de emancipação política de Gravataí, comemorados no dia 23 de outubro.

Segundo Marco Alba, o evento era singelo, mas com significado grande para a história da cidade e para o meio público. “Essa homenagem se distancia desta lógica que vemos na política atualmente, da desconstrução do outro e do que foi feito. Aqui, todos prestamos um grande serviço ao município com o seu jeito e a sua forma.”Ele destacou o reconhecimento não só aos prefeitos como também aos vice-prefeitos, que compunham o governo cada um em seu momento. “Aqui existe a história de cada um, todos tiveram o seu momento, foram importantes e a maioria foi colocada pelo voto do povo. Muitas coisas importantes e boas foram feitas e na maioria dos momentos todos honraram os votos que receberam.”

O atual prefeito de Cachoeirinha e ex-vice-prefeito de Gravataí, Miki Breier, falou representando todos os ex-vice-prefeitos. “Este é um momento singelo mas muito importante. Sabemos que aqui na cidade já tentaram apagar a história, apagar fotos e fatos, mas esta galeria valoriza aqueles que ajudaram a construir a história de Gravataí. No meio político, não se vale nada se não houver lealdade e espírito público, e este reconhecimento é um exemplo positivo de se fazer política.”

O ex-prefeito Edir Oliveira falou a importância de se ter registro de toda a história política do executivo da cidade. “Esta galeria pode passar desapercebida para alguns, mas é com certeza, importante para muitos.” Ele parabenizou a iniciativa de se colocar os ex-vice-prefeitos. “O vice-prefeito é alguém que faz parte de toda a composição do governo e deve sim, ser valorizado.”

Representando o poder legislativo, o vereador Alan Vieira afirmou que a nova galeria é uma “quebra de paradigma cultural”. “Todos estes aqui, de alguma forma, se dedicaram para promover a felicidade das pessoas que moram em Gravataí e isso sempre deve ser celebrado.” Estiveram presentes também o ex-prefeito Sérgio Stasinski e os ex-vice-prefeitos Francisco Pinho e Laerte Oliveira. O ex-prefeito Acimar Silva foi representado pelo seu filho Alison Silva; o ex-prefeito Dorival Cândido Luz de Oliveira foi representado pela sua filha Sonia Oliveira. Representando os ex-vice-prefeitos estavam a filha de Rui Teixeira, Simone Dutra, a sobrinha de Darci Fonseca, Maria Dilce Fonseca e o filho de José Marcelino da Silva, Adão Marcelino Silva. Também participaram da inauguração o vice-prefeito Áureo Tedesco, os vereadores Neri Facim, Alex Tavares e Airton Leal, além de secretários e colaboradores do governo, familiares dos prefeitos e vice-prefeitos e a comunidade.

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.