Praça do Ecoturismo é ocupada pelo Grupo Benguelê
Área de banheiros e onde deveria ser um café estão abandonadas há anos e foram limpas
Cachoeirinha – O Grupo Benguelê iniciou uma ação de arte, conscientização ambiental e revitalização na Praça do Ecoturismo em Cachoeirinha. No último sábado (22), a área construída que deveria ser para banheiros e um café, abandonada há anos, recebeu um mutirão de limpeza. Durante o dia, os integrantes realizaram a limpeza dos banheiros e do palco.
O projeto seguirá com cinco etapas, incluindo ensaios e reuniões todos os sábados às 16h, mantendo a limpeza, ocupação da praça e promovendo maior interação da comunidade com a natureza. O público poderá participar de apresentações musicais, oficinas, intervenções criativas e ações de educação ambiental, reforçando a importância de preservar e valorizar o entorno do rio.
Segundo os organizadores, Leandro Silva, psicólogo, oficineiro e agente cultura, e Julianna Barros, comunicadora, artista e agente cultural, iniciativas como esta são fundamentais para reativar espaços públicos abandonados, fortalecer a cena artística da região e estimular a economia criativa local, além de promover um vínculo mais consciente e sustentável entre a população e seu território.
A ação também prepara o caminho para projetos futuros, como o festival ECO DA PONTE, que integrará música, ecologia e cultura na Praça do Ecoturismo e arredores. O Grupo conversou com o diretor de Cultura, Tom Amorim, sobre o que pretendiam fazer.

A secretária interina da secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Sueme Pompeo de Mattos, afirma que não vê problemas na ação que o Grupo pretende desenvolver. Já o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Emerson Santos, explica que a praça nunca esteve abandonada e que limpezas e manutenção são feitas com frequência, exceto na área construída, cuja responsabilidade é a Cultura.





