Postos de saúde disponibilizam vasectomia - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Cuidando do planejamento familiar - Foto: PMG/Divulgação

Postos de saúde disponibilizam vasectomia

Para realização da vasectomia, é necessário que o homem seja maior de 26 anos ou tenha pelo menos dois filhos vivos

Gravataí – Você sabe o que é vasectomia? Você, homem, já pensou em fazer? Cada família decide se deseja ter filhos e quantos. Indo ao encontro do planejamento familiar, quando o casal opta em não ter mais filhos, o homem pode realizar a vasectomia. A Prefeitura de Gravataí, através da secretaria Municipal de Saúde, oferece o serviço no Centro de Diagnóstico.

A realização da vasectomia como ato de planejamento familiar corresponsabiliza o homem na adoção de medidas de contracepção, não cabendo apenas à mulher esse papel, além de resgatar a importância da paternidade ativa, tanto no planejamento, quanto na criação dos filhos e na decisão de adotar medidas do planejamento reprodutivo para a família. A vasectomia torna o homem estéril, mas não interfere na produção de hormônios masculinos, nem no desempenho sexual.

“Trata-se de uma cirurgia simples. O procedimento costuma ser rápido, pouco invasivo. Em menos de 30 minutos, o homem está liberado e pode ir para casa tranquilamente. No entanto, o primeiro passo é procurar uma unidade de saúde para fazer um levantamento geral da saúde do homem que deseja fazer a vasectomia. Após essa avaliação, o médico encaminha o paciente para um especialista, que dará todas as orientações e fará a cirurgia no Centro de Diagnóstico da cidade”, disse a coordenadora Paola Almeida.

O homem deve residir em Gravataí, declarar em assinatura estar de acordo com o procedimento e participar de uma palestra (do inicio ao fim), que acontece toda última quarta-feira do mês, às 14h, no Centro de Diagnóstico de Gravataí.

“Orientamos que os pacientes cheguem antes do horário para entregar as documentações necessárias, entre elas, cópia da identidade, cartão do SUS e comprovante de residência”, esclarece Paola.

A cirurgia só é permitida em homens com mais de 26 anos ou que tenham, no mínimo, dois filhos. É necessário prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico.

“É uma oportunidade de ser avaliada a saúde geral do homem. Fazemos uma avaliação geral do quadro clínico e fornecemos aqui todas as informações e encaminhamentos necessários para a realização do procedimento”, disse o médico Mateus Ferreira Pinto, que atua na Unidade Saúde da Família Parque dos Eucaliptos.


O que é a vasectomia?


A vasectomia é uma cirurgia que se baseia no corte dos canais deferentes, que são ductos que levam os espermatozoides até a uretra. Feito esse corte, as extremidades são então bloqueadas e o espermatozoide não consegue se juntar ao restante do sêmen, que é eliminado sem o gameta masculino.


A cirurgia é feita utilizando-se anestesia local e os cortes realizados no escroto são bem pequenos. É importante que os homens saibam que em nenhum momento o procedimento é realizado na região do pênis, que não sofre nenhum corte. É recomendado que, após a cirurgia, o homem descanse por pelo menos dois dias e não mantenha relações sexuais nesse período.


Mudando de ideia

A vasectomia é um procedimento reversível, mas a taxa de sucesso da cirurgia de reconexão entre os canais varia de homem para homem. Por isso, a opção pela cirurgia precisa ser muito clara para o paciente e para a companheira. (Imprensa/PMG)

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.