Policiais do 17º BPM trocam a farda pelos trajes caipiras em arraial
O quartel do 17º Batalhão de Polícia Militar, em Gravataí, foi palco de um Arraial Julino que reuniu policiais da ativa e da reserva, familiares, ex-comandantes e convidados
Gravataí – Acostumados à rotina do policiamento ostensivo, os policiais militares do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM) deixaram, por algumas horas, o cenário das ocorrências para viver um momento de integração e confraternização. Na tarde nublada deste primeiro sábado de julho (4), coturnos, cintos de guarnição, bonés, fardas, coletes balísticos, armamentos e viaturas deram lugar aos trajes caipiras, às bandeirinhas coloridas e ao clima típico das festas julinas durante o Arraial Julino da unidade.
Realizado nas dependências do quartel, na Rua Doutor Luiz Bastos do Prado, em Gravataí, o encontro reuniu o comando do batalhão, ex-comandantes, policiais militares da ativa e da reserva, além de familiares e convidados. Logo na chegada, o ambiente remetia às tradicionais quermesses, com decoração temática, músicas típicas, barracas de algodão-doce, pipoca, cachorro-quente, pinhão, bolos, refrigerantes, pescaria, brinquedos infláveis e outros atrativos preparados para receber o público.
No pátio interno, o Canil da Brigada Militar realizou demonstrações de adestramento que chamaram a atenção de adultos e crianças. Ao término da apresentação, os visitantes puderam conhecer os cães policiais de perto, fazer fotografias e conversar com os policiais responsáveis pelo treinamento dos animais.

Enquanto isso, no campo de futebol do quartel, cavalos da Cavalaria da Brigada Militar proporcionavam passeios acompanhados pelos militares da unidade. A atividade foi uma das mais disputadas da programação, reunindo crianças e adultos. Os visitantes também participaram de brincadeiras como tiro ao alvo, espaço de pintura infantil, além de registrarem o momento na moldura temática da festa e conhecerem a tradicional “cadeia” das festas julinas.
A programação proporcionou momentos de convivência entre diferentes gerações da corporação, fortalecendo os laços entre os integrantes da Brigada Militar e seus familiares. O público ainda teve a oportunidade de conhecer o mascote do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), o leão Daren, que interagiu com as crianças, distribuiu orientações sobre segurança e foi um dos mais procurados para fotografias. As viaturas, os cavalos da Cavalaria e os cães do Canil também despertaram a curiosidade dos visitantes.

Para a policial militar e responsável pela Comunicação Social do 17º BPM, soldado Camila Netto, o Arraial Julino representa o espírito de união que faz parte da rotina da corporação. “Esta festa é resultado do envolvimento de muitos colegas e apoiadores. Cada detalhe foi construído com a colaboração dos nossos policiais, desde a confecção das bandeirinhas, a busca por apoiadores, a montagem da estrutura, a limpeza dos espaços, a preparação dos alimentos e a organização da fogueira. Todos contribuíram de alguma forma para que este momento acontecesse. Isso mostra que o trabalho em equipe vai além do serviço operacional e também está presente nos momentos de integração. Meu sentimento hoje é de felicidade e gratidão a todos que dedicaram seu tempo para transformar esta confraternização em um momento especial para o batalhão”, destacou.

A soldado também ressaltou que a confraternização contemplou os policiais que permaneceram de serviço durante o evento. “Esse momento é importante para todos nós, inclusive para os colegas que estão trabalhando, porque a missão da Brigada Militar nunca para. Pensando neles, preparamos kits com comidas típicas para que também pudessem participar, mesmo que de outra forma. Somos uma grande família e fazemos questão de que ninguém fique de fora. Ver o sorriso dos nossos colegas, familiares e convidados mostra que conseguimos alcançar o nosso principal objetivo: promover a integração, fortalecer os laços entre todos e valorizar as pessoas que fazem parte do 17º BPM. Também agradecemos às empresas parceiras que colaboraram com a realização da festa. Sem esse apoio, o evento não seria possível”, afirmou.

Enquanto o Canil realizava uma das apresentações, o policial militar e instrutor do Proerd, soldado Jairo Macedo, aguardava ao lado da esposa e do filho a oportunidade de participar do passeio a cavalo. Para ele, a confraternização proporcionou um momento de integração entre os policiais militares, seus familiares e a comunidade. “Está sendo uma linda festa julina. Nós, brigadianos, juntamente com nossos familiares, amigos e pessoas da comunidade de Gravataí, estamos celebrando este momento de união. Há muita comida típica, atividades para todas as idades e as crianças estão aproveitando cada instante. Meu filho está dizendo que hoje é o melhor dia da vida dele por estar vivendo tudo isso de perto. Como pai, fico muito orgulhoso de proporcionar essa experiência e transmitir valores como respeito, amor, cooperação, cuidado e responsabilidade”, relatou.

Jairo também agradeceu ao comando do batalhão e aos colegas que participaram da organização do evento. “Quero agradecer ao comando e a todos os colegas pela iniciativa de promover esta festa e proporcionar ao nosso público interno e aos seus familiares momentos como andar a cavalo, assistir às apresentações dos cães policiais e aproveitar os brinquedos infláveis. É um momento que fortalece os laços entre todos nós”, afirmou.

A soldado Michele Carrasco compartilhou o mesmo sentimento. Carinhosamente chamada pelos colegas de “moça da moldura”, ela percorreu toda a festa com uma moldura temática julina, registrando fotografias dos participantes ao lado da filha, Laís. Para a policial, o evento representou uma oportunidade de fortalecer a convivência entre os integrantes da corporação e suas famílias. “A festa foi muito especial. Ver meus colegas ao lado de suas famílias, compartilhando esse momento de confraternização, é muito gratificante. Esses encontros mostram que, além de trabalharmos juntos, também fortalecemos nossos laços de amizade e companheirismo. Minha filha, Laís, aproveitou cada minuto e se divertiu muito. Foi uma tarde leve, alegre e muito bem organizada. A soldado Camila Netto se dedicou intensamente, ao lado de tantos outros colegas, para que tudo acontecesse da melhor forma. O resultado foi uma festa acolhedora, preparada com muito carinho para todos nós”, destacou.

Entre conversas, risos, abraços e reencontros, a programação seguiu durante toda a tarde. O encerramento ocorreu em um dos momentos mais aguardados, principalmente pelas crianças: o acendimento da fogueira. Ao som dos estalos da madeira e diante do calor das chamas, familiares, convidados e policiais encerraram o Arraial Julino do 17º BPM celebrando não apenas uma das tradições mais marcantes desta época do ano, mas também o espírito de união, companheirismo e integração que fortalece a corporação dentro e fora do serviço.





