Palmeiras vence o Grêmio e fica com o título da Copa do Brasil - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Palmeiras é tetra - Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Palmeiras vence o Grêmio e fica com o título da Copa do Brasil

Com gols de Wesley e Gabriel Menino, o Verdão superou o Grêmio na noite deste domingo

O Palmeiras conquistou o seu quarto título da Copa do Brasil, de forma invicta, assim como em 2012 (os outros foram em 1998 e 2015) após superar o Grêmio por 2 a 0, com gols de Wesley, aos sete do segundo tempo, com assistência de Raphael Veiga, e Gabriel Menino, aos 39. No duelo de ida, na Arena Grêmio, o Alviverde havia vencido por 1 a 0 com gol de Gustavo Gómez, no primeiro tempo, de cabeça, também com assistência de Raphael Veiga (cobrança de escanteio).

Publicidade

O Palmeiras conquistou três títulos na temporada 2020: do Campeonato Paulista, da Libertadores e da Copa do Brasil. A última vez em que o Alviverde conquistou tal feito foi há 27 anos, em 1993, quando, na ocasião, o Maior Campeão do Brasil sagrou-se Campeão Paulista, do Rio-São Paulo e do Brasileiro.

De todas as equipes da elite do futebol brasileiro na temporada de 2020, o Verdão é o único clube que conseguiu disputar todos os jogos possíveis até aqui, pois avançou em todos os torneios dos quais participou: Florida Cup, Paulista, Copa do Brasil e Libertadores, além do próprio brasileiro, que já iria disputar as 38 partidas independentemente de seu desempenho, e da Copa do Mundo de Clubes da FIFA Catar 2020, que, mesmo perdendo a semifinal contra o Tigres-MEX, ainda voltou a entrar em campo para a disputa do terceiro lugar, completando a grade de atuação nos jogos possíveis. São, ao todo, 79 partidas até aqui, com 40 vitórias, 25 empates, 14 derrotas, 121 gols marcados e 56 gols sofridos.

Este foi o quarto título do Palmeiras em sua arena, inaugurada em 2014. Neste palco, conquistou a Copa do Brasil de 2015, contra o Santos, o Brasileiro de 2016, contra a Chapecoense, e o Paulista de 2020, contra o Corinthians. E agora a Copa do Brasil 2020 sobre o Grêmio.

Publicidade

Pela Copa do Brasil, este foi o sexto encontro entre Grêmio e Palmeiras. Nas cinco ocasiões anteriores (1993, quartas, 1995, oitavas, 1996, semi, 2012, semi, e 2016, quartas), o Verdão obteve duas classificações (1996 e 2012) e o Grêmio outras três (1993, 1995 e 2016). Portanto, ao ter se consagrado campeão diante do time gaúcho, o Verdão deixar tudo igual no retrospecto de mata-mata por esta competição nacional.

O Palmeiras chegou à sua décima vitória seguida em duelos decisivos de mata-mata (ou seja, valendo classificação ou disputa de título) no Allianz Parque. Ao todo, o Palmeiras disputou 21 duelos decisivos em sua arena inaugurada em 2014 (já com este). O saldo é extremamente favorável: foram 17 vitórias e apenas quatro derrotas, sendo que o Maior Campeão do Brasil chegou, agora, a dez vitórias seguidas ao ter sido campeão contra o Grêmio.

Neste quesito, considera-se apenas os jogos disputados no Allianz que, de fato, valeriam a classificação (portanto, o segundo duelo de eventuais confrontos de ida e volta e também jogos únicos de caráter eliminatório).

O primeiro duelo decisivo em que o Palmeiras se deu bem em sua casa foi justamente em um jogo de Copa do Brasil, em 12/05/2015, contra o Sampaio Corrêa-MA: o Palmeiras venceu por 5 a 1 no Allianz e se classificou para a terceira fase do Nacional (fase esta que precedia as oitavas de final), edição do torneio da qual sairia como o grande campeão.

Já a vitória mais recente foi a classificação diante do River Plate-Argentina, pela Libertadores 2020, quando mesmo perdendo por 2 a 0, o Alviverde passou de fase em casa, pois, fora de casa, dias antes, havia goleado o River por 3 a 0 na Argentina (gols de Rony, Luiz Adriano e Viña).

Apenas pela Copa do Brasil em jogos mata-mata no Allianz Parque, o saldo é extremamente positivo para o Palmeiras: nove disputas e oito vitórias.

Publicidade
Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.