Maio Vermelho: prevenindo o câncer de boca - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Prevenindo o câncer bucal - Foto: PMG/Divulgação

Maio Vermelho: prevenindo o câncer de boca

O câncer de boca tem cura, principalmente quando tratado no início

Gravataí –Os profissionais da rede de saúde bucal receberam capacitação ministrada pelo cirurgião-dentista coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Matheus Piardi Claudy. A ação faz parte da programação da campanha Maio Vermelho de prevenção ao câncer de boca. Na oportunidade, além da capacitação da rede para a detecção precoce de lesões que possam vir a ser câncer de boca, também foram discutidos aspectos relativos ao suporte no atendimento odontológico aos pacientes que se submetem a tratamento oncológico.

Segundo Claudy, precisamos ter um olhar especial aos pacientes oncológicos. “Considero o acolhimento em todos os casos muito significativo”, ressalta, enfatizando que os principais fatores de risco são o tabagismo, o consumo regular ou crônico de bebidas alcóolicas, e a exposição ao sol sem proteção, que representa risco importante para o câncer de lábios.

A coordenadora da Política de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Joice Konig, destacou a ação no prédio sede da SMS, com a colocação de balões vermelhos nas mesas dos servidores, além de banner e folders informativos na recepção. “Nas unidades seguem as atividades com palestras sobre o Maio Vermelho e ações diversas.”


Vou desafiar você!

Segundo Alessandra Salvadori, da equipe da Política de Saúde Bucal, outro evento importante é a participação no Dia do Desafio, dia 29 de maio. Ela ainda destaca a importância da prevenção e promoção da saúde durante todo o mês de Maio e, ainda, alerta sobre os prejuízos do tabagismo – em alusão ao dia 31 de maio – Dia sem Tabaco.

Segundo as especialistas, feridas na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam em 15 dias; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas; nódulos (caroços) no pescoço; rouquidão persistente são sinais e sintomas do câncer de boca que devem ter avaliação de um profissional de saúde.

Compartilhe essa notícia