Lar de idosos Bom Jesus recebe trabalhadores, familiares e amigos da saúde - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Ajudando o próximo - Foto: PMG/Divulgação

Lar de idosos Bom Jesus recebe trabalhadores, familiares e amigos da saúde

Equipes das USF Aristides D’Avila e Parque dos Anjos compartilharam momentos de saúde integral

Gravataí – As equipes das unidades de saúde da família (USF) Aristides D’Avila e Parque dos Anjos mobilizaram familiares, pacientes e funcionários para uma doação de mantas e cachecóis ao Lar de Idosos Bom Jesus na última sexta-feira (9). A ação, integrada ao calendário das unidades de promoção a saúde mental integral, propôs também uma visita orientada a dona Otilia Cardoso, 85 anos.

Publicidade

Segundo os filhos Fátima, Beto, Elisete e Isabel Cardoso, a mãe, moradora da região, sempre foi muito bem atendida na USF Parque dos Anjos. “A decisão de oportunizar a experiência no Lar Bom Jesus foi construída entre família e profissionais que avaliaram a importância de um cuidado especializado 24h”, explica Beto. Para ele, as ações que a Prefeitura de Gravataí realiza, através das unidades de saúde são significativas tanto para o usuário do SUS como para familiares e comunidade.

A psicóloga Katia Ferreira, mestre em Ciências Médicas e coordenadora dos dois grupos, destaca a iniciativa e organização das unidades que, ao longo do ano, promovem diversas ações através das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) Andrea Vitalli e Vera Weber. “Varal solidário, horta comunitária, terapias integrativas, passeios ecológicos, dia do abraço, passeios em parques, barcos e shopping e muito mais”, listou. Para Katia, estes encontros promovem a conscientização de todos os ciclos que fazemos na vida e o quanto precisamos ajudar e sermos ajudados em cada etapa.

O Lar de Idosos Bom Jesus é uma casa asilar que tem a sua atuação no município há quase dez anos, trabalhando em prol do cuidado, saúde, bem-estar, segurança e qualidade de vida para a pessoa idosa. Segundo a assistente social do Lar, Alexandra Borde Powar, atualmente o local atende 26 idosos, sendo a maior parte do seu público composto por mulheres. Os residentes possuem alguma patologia específica da terceira idade, tais como demência, Mal de Alzheimer, Parkinson, sequelas de AVC, depressão, ansiedade, hipertensão, problemas cardíacos, perda de audição ou visão, entre outros.

Publicidade

“O trabalho ocorre de forma integral por meio do corpo técnico que é formado por técnicos de enfermagem e cuidadoras, além dos demais profissionais de nível superior como médico, enfermeira, assistente social, nutricionista e professor de educação física”, orgulha-se Alexandra, destacando que a instituição possui uma relação muito forte com a comunidade, recebendo visitas das escolas e faculdades, igrejas, associações, entre outros.

Um diferencial do trabalho, citado pela assistente social, é que o grupo realiza, todo o final de ano, uma campanha que objetiva a arrecadação de brinquedos para crianças da comunidade. “Os próprios idosos, caracterizados de papai e mamãe-noel, fazem a entrega dos brinquedos numa comunidade”, explica. “Quem quiser somar será bem-vindo antes do Natal”, ressalta, informando que o Lar fica na rua Estácio dos Santos, 1351, no bairro Bonsucesso. Outras informações 3421-2276. 

Publicidade
Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.