Templates by BIGtheme NET
Home / CIDADE / Lançada a Associação dos Amigos da Biblioteca Pública
Atualmente a biblioteca pública funciona na Casa do Leite - Foto: Arquivo/oreporternet

Lançada a Associação dos Amigos da Biblioteca Pública


O lançamento ocorreu na noite dessa quinta-feira, no Memorial e Espaço Cultural Casa do Leite


A convite do advogado Jéferson Lazzarotto, que encabeça movimento em prol da criação da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Monteiro Lobato, cerca de 30 pessoas, entre representantes do Executivo e do Legislativo, cidadãos interessados e convidados de fora da cidade, reuniram-se, na noite quinta-feira (07), no Memorial e Espaço Cultural Casa do Leite, para dar início à formalização da entidade.

A Associação terá, entre suas atribuições, colaborar para o fortalecimento da Biblioteca e na busca de recursos para a construção de seu prédio próprio, para o que já existe um projeto, elaborado, em 2013, pelas arquitetas Anelise Cancelli e Bianca Russo, da Triple Arquitetura, de Porto Alegre, e doado à Prefeitura.

Publicidade

Criada pela lei 62/70, de 25/08/70, a Biblioteca é o equipamento cultural mais antigo da cidade. Desde 2017, compartilha, em caráter provisório, com o Setor de Patrimônio Cultural, da Secretaria de Cultura, o Memorial e Espaço Cultural Casa do Leite, instituído como espaço museológico pela lei 3.117, de 03/12/09, e que integra os sistemas Nacional e Estadual de Museus.

O compartilhamento do espaço vem gerando dificuldades para ambas as áreas. Ocorre que o Setor de Patrimônio Cultural abriga, atualmente, documentos, fotos e publicações da Casa dos Baptista, localizada na área conhecida como Mato do Júlio, já que a Prefeitura foi declarada seu fiel depositário em função do processo de tombamento do imóvel.

Por outro lado, a Biblioteca já não tem espaço para expandir seu acervo, manter um telecentro, realizar eventos e oferecer área de estudos e pesquisa a seus usuários.

Após a abertura do evento pela bibliotecária Graziela Mônaco Vargas, da equipe da Biblioteca, fizeram uso da palavra a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, Luciana Kraemer Müller; a diretora da Biblioteca Pública estadual e coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Morgana Marcon; Jéferson Lazarotto e Ana Paula Cecato, pela sociedade civil, e, finalmente, o prefeito Miki Breier.

A tônica das falas foi a disposição de todos em apoiar a Biblioteca para que volte a cumprir o papel que lhe compete na construção de uma cidade mais leitora.

A vereadora Jacqueline Camargo Ritter, que não pôde estar presente no evento, enviou, por meio de assessoras do seu gabinete, texto em que manifestou a disposição da Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura, da Câmara Municipal, em apoiar a Biblioteca Pública com vistas à superação dos impasses que enfrenta atualmente.

No dia 20 de fevereiro, às 18h30min, no mesmo local, haverá nova reunião, aberta a todos os cidadãos interessados, em que será debatida a minuta do estatuto da Associação e eleita sua diretoria.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.