Justiça Eleitoral alerta para o prazo da emissão do título eleitoral - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí

Justiça Eleitoral alerta para o prazo da emissão do título eleitoral

Titulo-de-EleitorO prazo final para os eleitores solicitarem seu primeiro título, a atualização ou revisão de dados ou a transferência de seu local de votação termina no dia 4 de maio deste ano. Para evitar as filas dos últimos dias, a Justiça Eleitoral aconselha que os cidadãos compareçam aos Cartórios Eleitorais com antecedência, aproveitando meses de movimento mais baixo, como janeiro e fevereiro.

A coordenadora de Fiscalização do Cadastro Eleitoral, Flávia Laitano, alerta para fechamento do cadastro eleitoral: “Queremos fazer um chamamento à população, com bastante antecedência, para que se procure minimizar aquelas filas tradicionais no final do prazo. É muito importante não deixar para a última hora e aproveitar o período das férias porque tem menor fluxo de atendimento”.Para não perder o prazo, o eleitor deve ir até o seu cartório eleitoral munido de:

Carteira de identidade, carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional, carteira de trabalho, certidão de nascimento/casamento ou CNH (não é aceito o passaporte); certificado de quitação do serviço militar obrigatório ou de prestação do serviço alternativo (ex.: protocolo de apresentação, dispensa, terceira, dentre outros) – a apresentação deste documento é obrigatória para maiores de 18 anos do sexo masculino; comprovação recente de domicílio eleitoral, de no mínimo 3 meses (conta de água, luz, telefone, escritura de imóvel, etc).Para verificar sua situação eleitoral e local de votação, o eleitor pode acessar o site do TRE-RS, em www.tre-rs.jus.br. Para quem estiver no Exterior pode acessar o site do TRE-DF, www.tre-df.jus.br.

Para os eleitores de 18 a 70 anos, é obrigatório estar com situação eleitoral em dia. É facultado o alistamento do menor que completar 16 anos até a data do pleito, inclusive.Após o dia 4 de maio e até dez dias antes da eleição, ainda pode-se requerer a segunda via do título de eleitor.

Compartilhe essa notícia

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.