Inaugurada a rótula da Centenário com a ERS 118 - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
A inauguração ocorreu na tarde desta quinta-feira (10) - Foto: Douglas Glier Schütz/PMG

Inaugurada a rótula da Centenário com a ERS 118

Obra foi realizada com recursos próprios do Governo Municipal

Gravataí – Na tarde da quinta-feira (10), o prefeito Marco Alba inaugurou a nova rótula entre a Avenida Centenário e a ERS-118. Os serviços foram realizados com recursos próprios da Prefeitura. O principal objetivo da obra é amenizar o congestionamento no local, trazendo uma maior fluidez para o trânsito. Assim, o motorista não precisa mais ir até a via estadual para fazer o retorno em direção ao Centro.

Publicidade

Marco falou sobre o futuro da região e como o município está lutando para melhorar o trânsito do entorno. “Até esse limite o município tem autonomia. Nós já apresentamos um projeto pro Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) de sinalização, mas ele não aceitou. Agora nós analisaremos o projeto básico que eles nos enviaram, mas a Prefeitura já fez tudo o que podia para tentar melhorar a vida da população.”

O secretário municipal de Mobilidade Urbana Adão de Castro Junior explicou sobre o projeto do Daer. “Nós temos ainda um gargalo a ser resolvido. O projeto apresenta a construção de uma trincheira e um viaduto para melhorar o trânsito. Nós já fizemos diversas melhorias no local, como a duplicação da Avenida Centenário, a duplicação das pontes do Parque dos Anjos e a duplicação da ERS-030, até a Pirelli. Agora esperamos que esse projeto, se aprovado, seja executado de forma rápida.”

A obra

Publicidade

O motorista que passar pelo local agora encontra três faixas de saída na Centenário, duas delas para utilizar a conversão à esquerda na ERS-118 e uma para saída à direita. A rótula também recebeu iluminação com LED. A iniciativa faz parte do projeto da gestão municipal de otimização da mobilidade urbana, como a revitalização total da Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira e o Plano de Infraestrutura, Asfaltamento e Recapeamento de Vias da Prefeitura, que prevê obras em 96 vias do município.

Histórico da região

Hoje, a realidade do local é outra. Com essa obra concluída, todo o trecho está em condições de trafegabilidade. Na região, a gestão do Governo Marco Alba fez grandes obras. Dentre elas a duplicação da Avenida Centenário, onde passam mais de 37 mil veículos por dia. A Prefeitura também municipalizou mais um trecho da ERS-030 e está trabalhando na duplicação das pistas até a entrada da antiga Pirelli.

A maior construção de todo esse projeto é a duplicação das pontes do Parque dos Anjos. As quatro pistas, têm 248 metros de extensão e passam pelos arroios Demétrio e Passo dos Ferreiros. O projeto, executado pela empresa Ecovilla, contemplou a duplicação de duas pontes em concreto armado, execução de muro gabião entre as duas pontes e aterro em argila, terraplenagem, drenagem pluvial, pavimentação e repavimentação de todo o trecho, sinalização e iluminação.

Publicidade
Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.