Inaugurada a nova área de lazer de Cachoeirinha - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
A praça do Ecoturismo foi inaugurada em dezembro - Foto: Rodrigo Alves/oreporter.net

Inaugurada a nova área de lazer de Cachoeirinha

A Praça do Ecoturismo, construída com recursos da Consulta Popular de 2016, foi entregue oficialmente à população neste sábado

Uma extensa programação marcou a inauguração da Praça do Ecoturismo Leonel de Moura Brizola, no último sábado (7). O local, que fica junto à Casa de Cultura Demósthenes Gonzales e a ponte de entrada e saída da cidade, tem a proposta de ser um ponto turístico e de lazer, além de integrar a cidade ao Rio Gravataí.

A praça foi conquistada pela comunidade na Consulta Popular de 2016, com um investimento de R$ 896 mil, sendo que 20% deste valor foi de contrapartida da Prefeitura.

A festa que iniciou as 14 horas contou com shows das bandas, Amora, Grupo Bochincho, Delírios de Hamilton, Bramba, Guerreiro Poeta, MC Lary e com os Grupos Canta Encanta Minha Gente e com o Coral Municipal. Teve também apresentação dos grupos de dança Daiene Weiss, Criativus, CTG Guapos da Amizade e Movi-Mente. Estima-se que 2 mil pessoas tenham passado pela festa durante toda a celebração de inauguração.


A praça conta com uma rampa para descida de barcos e pequenas embarcações, um deck de madeira junto ao rio, pista de passeio, recantos com quiosques, esplanada, espaços de convivência, áreas sombreadas e áreas ensolaradas, sanitários públicos e espaço para cafeteria. Há ainda um bicicletário, postes de iluminação, bancos e lixeiras de coleta seletiva ao longo da praça, além de acessibilidade em todos os espaços.


O presidente da AVPN – VG (Associação de Preservação da Natureza do Vale do Gravataí), Paulo Müller, lembrou que quase um milhão de pessoas são abastecidas com as águas do Rio Gravataí. “Essa é a primeira porta aberta para a população de Cachoeirinha ter acesso ao Rio Gravataí. Tenho um sonho de ver as pessoas de Cachoeirinha e região passeando de barco, se deslocando até Gravataí ou Porto Alegre como era feito antigamente”, destacou o presidente.


O secretário de Planejamento e Captação de Recursos, Elvis Valcarenghi lembrou das dificuldades financeiras do município, no entanto, ressaltou que, mesmo com uma gestão enxuta é possível executar boas obras para a comunidade. “Pra quem não lembra, há pouco mais de um ano atrás esse lugar era degradado. Foi um sonho construirmos o Pier. Um sonho que sonhamos e que construímos a muitas mãos”, destacou.


O secretário da Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Alécio da Rosa ressaltou que, Cachoeirinha está compreendendo uma nova forma de administrar e agradeceu a comunidade. “Esta obra foi realizada com recursos da Consulta Popular. Agradecemos a todos que participaram da votação e ressalto que, seguiremos trabalhando com simplicidade, transparência e honestidade”, disse o secretário.


O vice-prefeito Maurício Medeiros, agradeceu o empenho de todos que participaram do processo desde elaboração do projeto até a execução da obra da Praça Ecoturismo. “O movimento realizado para chegarmos até o dia de hoje, contou a colaboração de muita gente. Quero agradecer a todos especialmente ao ex vice-prefeito e presidente do Corede – Conselho Regional de Desenvolvimento, Gilson Nune, que iniciou a busca pelo recursos e as tratativas de construção do nosso pier.


“Queremos também, destacar que, ao chegarmos na prefeitura em Janeiro de 2016 encontramos muitas obras paradas e deterioradas. Buscamos recursos, tratamos com o governo federal e com muito esforço vamos entregar todas elas até o fim do nosso mandato”, justificou.
O prefeito Miki Breier, citou o escritor Castro Alves em sua fala: “a praça é do povo como o céu é do condor”. “Precisamos cuidar do que é publico, cuidar do que é nosso. Este é um espaço da comunidade, um espaço para as famílias”, disse.

O prefeito também lembrou que existe um movimento que trabalha para que a recuperação do Rio Gravataí. “Hoje temos 53% do esgoto tratado no município. Com a parceria público privada em 10 anos teremos 87% e teremos resgatado o nosso Rio”, justificou. “Seguiremos trabalhando e nos esforçando para fazer a cada dia melhorar a vida das pessoas, com transparência, dedicação e esforço”, finalizou.

Fábia, acompanhada do filho e sobrinha, elogiou o novo local

A família Rosa aprovou a área de lazer

Na sombra do prédio onde futuramente abrigará a família Rosa acompanhou a solenidade de inauguração da praça. “Fiquei muito feliz e grata pela inauguração desta praça que fica bem próxima da minha casa. Antes precisa sair do Jardim Conquista e caminhar até a praça da Vila City Nova Fase para levar as crianças para brincar. Agora só preciso caminhar poucos metros e chego neste lindo local. Amei, isto daqui”, destacou a diarista Fábia Rosa, que estava acompanhada da sua sobrinha Brenda Rosa e do seu filho Kauã.

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.