Gravataí vacina acamados acima de 85 anos em casa - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Mãe e filha imunizadas - Foto: Caroline Barcelos/PMG

Gravataí vacina acamados acima de 85 anos em casa

Imunização de pessoas que não podem ir até aos locais de vacinação iniciou na quarta-feira (11)

Gravataí – A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Gravataí começou na última quarta-feira (11), a vacinação contra a Covid-19 das pessoas acamadas com mais de 85 anos. Para este público, a Vigilância Municipal em Saúde (Viemsa) fez um mapeamento dos cadastros e as doses estão sendo aplicadas na residência da pessoa. Até essa quinta-feira, Gravataí já havia recebido 8.810 doses da Coronavac, imunizando 75 idosos acamados e 51 cuidadores.

Publicidade

As imunizações estão sendo feitas pelas equipes da Viemsa e da Estratégia de Saúde da Família (ESF). A SMS lembra que, para os idosos nessa condição e que não são atendidos por um agente comunitário em saúde, a família deve entrar em contato com a Viemsa para solicitar a vacina. O telefone é 3600.7749. O telefone geral da Viemsa, caso necessário, é 3600.7740.

Além dos acamados, os idosos, acima de 85 anos, também estão recebendo a dose do imunizante. Neste caso, a vacinação está ocorrendo nas unidades básicas de saúde Centro e São Judas Tadeu e nas unidades de saúde da família Águas Claras, Neópolis e Barro Vermelho. 

Para a dona Josefa Lassakoski, de 90 anos, idosa acamada que recebeu a vacina na manhã desta quinta-feira, a ansiedade era grande. A mãe de cinco filhos acredita que, a partir da segunda dose, vai ser mais tranquilo poder recebê-los em casa. “Agora, eu fico mais tranquila, ainda mais que a minha filha que me cuida também pôde tomar”, comentou.

Publicidade

Juntamente com os idosos acamados, um responsável também está sendo imunizado. É o caso da Ana Maria da Mara, de 74 anos, filha de Maria Amélia Machado, de 94 anos. A filha cuida da mãe acamada, há mais de 12 anos, e diz estar muito mais tranquila com a chegada da vacina.

Publicidade
Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.