Gravataí recebe primeira escola no padrão Escola+
O projeto integra o programa estadual Escola+ e será executado pela Construtora Porto Beton

Gravataí – Foi assinada na tarde desta quinta-feira (28), no Palácio Piratini, a ordem de início para a construção da Escola Modelo no Loteamento Breno Garcia, em Gravataí. O projeto integra o programa estadual Escola+ e será executado pela Construtora Porto Beton.
Com 4,4 mil metros quadrados de área construída, em um terreno de 14,4 mil metros quadrados, a instituição terá capacidade para atender mais de mil alunos. Esta será a primeira escola do Rio Grande do Sul construída dentro do novo padrão do programa, que adota soluções tecnológicas e sustentáveis no processo de edificação.
Durante o ato, o governador Eduardo Leite destacou o cronograma da obra. “Em três meses será apresentado o projeto e, em nove, ele deve estar concluído, oferecendo educação de qualidade em uma estrutura inédita no Estado”, afirmou.
O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, ressaltou a relevância do investimento para a cidade. “É um grande momento para a educação em Gravataí. Nesta mesma semana tivemos o anúncio do Itec e da Escola Modelo, reforçando a potência do nosso município”, declarou.
A secretária municipal de Educação, Aurelise Braun, enfatizou os impactos para a comunidade escolar.
“Diversos estudantes da região poderão cursar o ensino médio sem precisar se deslocar para outros bairros. Essa conquista fortalece o sentimento de pertencimento e valoriza a educação local”, avaliou.
Também participaram da cerimônia o deputado estadual Dimas Costa e a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira.
O Programa Escola+
O Escola+ utiliza o sistema off-site, no qual cada módulo da escola é produzido em fábrica e transportado pronto para montagem no terreno. A metodologia permite adaptações a diferentes áreas e reduz impactos ambientais, além de diminuir a geração de resíduos.
O modelo prevê ainda o uso de materiais sustentáveis e soluções voltadas para eficiência energética e conforto ambiental, garantindo maior agilidade na construção e qualidade nos espaços destinados aos estudantes.






