Gravataí

Gravataí realiza ações de diagnóstico de câncer de boca

Maio Vermelho chama a atenção para a prevenção

Gravataí – A Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Conquista realizou, na semana passada, uma série de ações voltadas ao Maio Vermelho, campanha realizada anualmente que busca conscientizar sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de boca. Com atividades dentro e fora do serviço de saúde, a equipe de saúde bucal da unidade realizou avaliações de lesões suspeitas, distribuiu materiais informativos e orientou dicas para uma boa saúde dos dentes.

“Se diagnosticado precocemente, o câncer de boca tem altas taxas de cura”, destacou a dentista Jaqueline Maroso. Na última sexta-feira (24), houve uma fala especial para a população que aguardava atendimento na unidade sobre os fatores de risco e formas de prevenir a doença. Após isso, as profissionais de saúde realizaram exames preventivos às pessoas interessadas e entregaram escovas de dentes para estimular os bons hábitos de higiene.

“Outro fator que muitas vezes as pessoas não dão a devida atenção é a alimentação. Um sistema imunológico forte e saudável protege contra diversas doenças, inclusive o câncer de boca”, explicou a técnica em saúde bucal Tatiane Coelho Lima.


Na segunda-feira (20), a atividade foi realizada na Associação de Moradores El Cadiz, com o complemento de demais ações de saúde, como verificação de pressão arterial e de glicose e vacina da gripe. Na oportunidade, a dentista Érika Cavalcanti Amorim abordou a importância da higienização e da remoção das próteses para dormir, assim como a procura pelo atendimento bucal em caso de necessidade.

“Já na quarta-feira, aproveitamos a feira de frutas e verduras para realizar o autoexame bucal e orientar as pessoas da comunidade sobre a higiene das próteses e dos dentes naturais”, complementa Tatiane, que participou das ações à auxiliar de saúde bucal Carolina Leite Guterres, que também atua na USF Nova Conquista. Ao todo, houve um total de 29 exames clínicos feitos durante as ações.

Prevenção

A prevenção contra o câncer de boca é fundamentada no desenvolvimento de um trabalho permanente de educação da população, juntamente aos profissionais de saúde. Ele é direcionado para toda a população adulta, com atenção especial para os pacientes considerados de risco. Desta forma, visa incentivar os profissionais de saúde a tornar rotina os exames e encaminhamentos necessários, assim como motivar a população a realizar o autoexame bucal.

Além disso, as atividades são realizadas de forma permanente com as crianças nas escolas municipais, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).Com isso, profissionais de saúde incentivam, desde cedo, os bons hábitos de higiene bucal e a escolha de alimentos saudáveis na infância. As atividades também buscam promover a autonomia das crianças e o compartilhamento de tais conhecimentos com os pais e/ou responsáveis.

Fatores de risco

Entre os fatores de risco para o aparecimento de lesões bucais, estão o tabagismo, o consumo frequente de bebidas alcoólicas, a exposição ao sol sem proteção e a infecção pelo vírus HPV.

Sintomas

Os principais sintomas do câncer de boca são o surgimento de machucados, feridas que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas brancas ou avermelhadas, assim como sangramentos, inchaços ou dormência em alguma área da boca.

Cuidados

Fique atento a qualquer alteração na boca, desde mudanças na coloração ou aspecto da sua boca até o surgimento de lesões que demoram a cicatrizar. Em caso de suspeitas ou anormalidades, a SMS reforça que os pacientes procurem a unidade de saúde para o devido atendimento e encaminhamentos se necessários.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.