Gravataí doou 7 mil cestas básicas às vítimas das chuvas
Município também entrega marmitas diariamente, para desabrigados locais e de cidades vizinhas
Gravataí – Entre a Prefeitura, órgãos públicos e a mão estendida de milhares de voluntários, o município de Gravataí segue levando alento para quem precisa, através de alimentos. Desde o dia 30 de abril, quando milhares de gaúchos ficaram desabrigados por conta das chuvas, o município já entregou mais de 7 mil cestas básicas e distribui diariamente, cerca de 1,5 mil marmitas.
“Gravataí vive um momento delicado, mas estamos muito gratos com a ajuda dos voluntários e com toda essa corrente solidária que o nosso município está oferecendo para moradores daqui e de outras cidades atingidas”, agradece o Prefeito Luiz Zaffalon.
Trabalhando como voluntária na linha de frente do CTG Aldeia dos Anjos, o maior ponto de arrecadação de Gravataí, Mari Léia Bastiani explica que a união e a vontade de ajudar o próximo dos gravataienses, junto com a assistência da Prefeitura, e voluntários de outros estados transformaram vidas.
“Desde o dia que montamos o ponto de arrecadação no Aldeia dos Anjos, mais de 7 000 cestas básicas foram entregues. Muitas delas vieram do Banco de Alimentos da Prefeitura e outras de doações de voluntários. Com os alimentos do Banco, doações e ações de voluntários também foram distribuídas milhares de marmitas.
Essa união é fundamental e mostra o tamanho da solidariedade do povo gravataiense que está transformando a vida de quem perdeu tudo”.
Cestas Básicas
Somente na manhã desta sexta-feira (10), 190 cestas básicas saíram do Banco de Alimentos da cidade destinadas aos Centros de Referência e Assistência Social (Cras). O local também foi responsável pela distribuição de três toneladas de frutas e verduras provenientes da agricultura local.
“O Banco de Alimentos da cidade é responsável por encaminhar mantimentos adquiridos e doados para pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade. Com a situação das chuvas, estamos entregando ainda mais cestas básicas, pois tivemos muitas famílias atingidas, além daquelas abrigadas de outras cidades, que também estão recebendo alimentação”, explica Renata Becker, chefe de divisão do Banco de Alimentos de Gravataí.
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS) informa que a solicitação das cestas básicas pode ser feita pelos atingidos nos abrigos da cidade e diretamente nos Cras. Os abrigos e pontos de arrecadação da cidade também disponibilizam doações, mas a grande maioria delas são oriundas de voluntários.
Marmitas
A confecção de marmitas está concentrada nos abrigos e pontos de coleta de Gravataí. Muitas delas também são distribuídas de forma independente através da ação de voluntários. Quando a confecção das mesmas é realizada dentro dos abrigos oficiais do município, os locais contam com alimentos provenientes do Banco de Alimentos.
“Recebemos doações de muitas pessoas, mas o apoio da Prefeitura, secretarias e do Banco de Alimentos é fundamental. Aqui, onde abrigamos 74 pessoas no momento, contamos também com auxílio médico necessário, além da Guarda Municipal cedida pela Prefeitura para oferecer mais segurança também para quem precisa”, explica a voluntária da Primeira Igreja Batista, Cristina Garcia.
Pix Solidário
Chamado de Comitê da Solidariedade, um dos projetos de arrecadação da Prefeitura de Gravataí já arrecadou R$8.000,00 via pix. “Na tarde desta sexta-feira (10), vamos encaminhar este valor para a compra de óleo de soja para o Banco de Alimentos. Esse item é o que mais está faltando nas cestas e kits de alimentação no momento. Através dessa ação, vamos ajudar ainda mais quem está precisando”, finaliza Renata.






