Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente recebe doação da Pirelli - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
A doação foi comunicada via ofício - Foto: Rafael Barbosa/ Especial (PMG)

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente recebe doação da Pirelli

A doação de R$ 14 mil será utilizada no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Meninos e Meninas (SCFV)

Gravataí – O prefeito Luiz Zaffalon recebeu um ofício do diretor de Recursos Humanos da Pirelli, Giusepe Giorgi, comunicando que a empresa realizou um repasse de R$ 14 mil para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Meninos e Meninas (SCFV), por meio de depósito para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Gravataí. O SCFV atende crianças e adolescentes de 6 a 15 anos no turno inverso à escola.

Publicidade

Neste momento de pandemia, o serviço tem realizado acompanhamento das crianças e jovens por meio dos técnicos da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS). Atividades extracurriculares têm sido entregues para que o vínculo dos beneficiários com o serviço não seja perdido neste período, até que as atividades possam voltar a ser presenciais.

Desde 2012, a fábrica realiza aportes em prol do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Meninos e Meninas. Os últimos valores que a empresa repassou serviram para a construção de uma biblioteca que será, também, um espaço para atividades lúdicas e aulas de informática. Em fase de licitação para a realização da obra, ainda está, a reforma do refeitório e a construção de um banheiro adaptado.

Segundo a secretária substituta da SMFCAS, Joice Michels, o aporte desse ano será para ampliar e melhorar os serviços oferecidos ao público ali atendido. “A Pirelli realiza estas doações, há nove anos, por saber do serviço sério realizado no local e porque prestamos contas de todo o destino do recurso”, diz Joice, lembrando que a “Pirelli adotou o ‘Meninos e Meninas’ realizando diversas ações com os usuários, como doações de cestas de Páscoa e Final de Ano entre outras”. 

Publicidade

Como Doar

Assim como a Pirelli outras pessoas e empresas podem fazer a doação em qualquer mês do ano, mas somente poderá ser deduzida do Imposto de Renda Devido, a referente ao ano-calendário em que a doação ocorrer, por ocasião da Declaração de Ajuste Anual, realizada no ano seguinte.

O limite para dedução no Imposto de Renda Devido das doações feitas aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente é de 6% para pessoas físicas. As deduções não prejudicam as demais a que o contribuinte tem direito como: despesas médicas, educação, dependentes, pensão alimentícia e outras. Esse incentivo fiscal é concedido somente às pessoas físicas que utilizem o formulário completo na Declaração de Ajuste Anual.

Para as pessoas jurídicas a dedução é limitada a 1% do Imposto de Renda Devido em cada período de apuração, podendo usufruir desse incentivo fiscal somente pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real. Dessa forma, a possibilidade de doação fica assim:

Pessoas Físicas –  declaração completa

  • Até 30 de dez – 6% do Imposto Devido – pode escolher o destinatário. O recurso vai direto para a conta do FunCriança e a entidade capta através de projeto;
  • Até 30 de abril – 3% do Imposto Devido – a destinação vai para a receita Federal que depois transfere para  o FunCriança de Gravataí;
  • Pessoa jurídica – 1% do Imposto de Renda Devido, declarado pelo Lucro Real.


Converse com o seu contador e faça a sua doação para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente de Gravataí.

  • Banco do Brasil
  • Agência: 0883-4 – Conta: 600369
  • CNPJ: 14.762.656/0001-07

Para mais informações, você pode entrar em contato com o CMDCA no e-mail sgcom.cmdca@gravatai.rs.gov.br ou pelos telefones (51) 99344.7920 e (51) 98565.5608.

Publicidade
Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.