Fundo Municipal de Cultura leva "Baila Melancia" pelos CTGs de Gravataí - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
A peça percorrerá diversas cidades - Foto: Divulgação/PMG

Fundo Municipal de Cultura leva “Baila Melancia” pelos CTGs de Gravataí

A iniciativa está contemplando 14 projetos pela cidade

Gravataí – A Prefeitura Municipal de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Lazer (Smcel) e o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) estão promovendo atividades artísticas e culturais financiadas pelo edital do Fundo Municipal de Cultura (FMC).

O “Baila Melancia: Uma aproximação entre as artes da cidade” é um dos espetáculos contemplados pelo edital do FMC. O Projeto, é proposto por Janaína Dambros, atriz, bailarina e moradora de Gravataí. A obra esteve em circulação em três CTGs da cidade: Rincão da Amizade, Laço da Saudade e, sua última apresentação aconteceu neste sábado, 7, no CTG Carreteiros da Saudade.

“O Fundo Municipal de Cultura é um mecanismo de fomento e incentivo a cultura local de extrema importância. Os 14 projetos que estão em circulação na cidade foram selecionados por pareceristas qualificados e de fora da cidade, atuando de forma democrática e isenta. Este Fundo é gerenciado pela Prefeitura, por meio da SMCEL e pela sociedade civil, através do Conselho Municipal de Política Cultural de Gravataí”, explicou Fernanda Fraga, secretária da Smcel.

O espetáculo e sua inspiração

A peça teatral é livremente inspirada no Conto “Melancia – Coco Verde” de João Simões Lopes Neto. A história de Maria Clara Talapa é contada em dramaturgia inédita, atravessada por memórias das atrizes e frases que ecoam durante o espetáculo, conectando elenco e público através da comunhão das lembranças de infância em questionamento à cultura de violência contra a mulher. A encenação, que foca na ludicidade, combina técnicas de dança tradicional gaúcha, com seus “sarandeios e sapateios”, flamenco, danças de salão, ballet, dança contemporânea e contação de histórias.

“Antes de tudo, é necessário ressaltar a importância de iniciativas como a do edital do Fundo Municipal de Cultura de Gravataí. São ações como esta que permitem a resistência e o fomento da arte e da cultura local. Nós estamos muito felizes com a possibilidade de levar gratuitamente sessões do espetáculo Baila Melancia até entidades tradicionalistas aqui de Gravataí. Enquanto artistas, é um grande exercício teatral adaptar um espetáculo, que foi concebido para o palco italiano, para as condições de um CTG, onde não existem coxias ou urdimento teatral”, disse Guilherme Ferrêra, diretor de Baila Melancia.

É importante destacar também que ocorreram sessões de bate-papo sempre ao final de cada sessão do espetáculo. “É um bonito momento de troca e aprendizado tanto para a equipe do projeto, quanto para a comunidade local”, contou o diretor.

Edital do Fundo Municipal da Cultura

O edital selecionou 14 projetos culturais de incentivo ao desenvolvimento do trabalho de artistas e entidades locais, que receberam o financiamento do Fundo Municipal de Cultura constituído como principal mecanismo de financiamento das políticas públicas de cultura no município, com recursos destinados a programas, projetos e ações culturais implementados de forma descentralizada.

Ao todo foram contemplados oito projetos de apresentações artísticas e seis projetos de produtos artístico-culturais. Para apresentações artísticas, foi disponibilizado o valor de R$ 15 mil por projeto. Para produtos artístico-culturais, o aporte será de R$ 10 mil por projeto.

Confira a lista completa dos projetos habilitados e selecionados pelo Fundo Municipal de Cultura este ano. A Smcel está preparando cronograma de apresentações e deverá anunciar, brevemente, as próximas agendas culturais:

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS:

Projeto: “De la Mancha: um eterno sonhador…”

Proponente: Guilherme Machado Ferreira

Projeto: “Era uma vez: de volta às origens”

Proponente: Henrique Gonçalves da Silveira

Projeto: “O Cancioneiro e a Princesa Chifruda”

Proponente: Clarissa Siste

Projeto: “Noite no Solar”

Proponente: Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul – CAERGS

Projeto: “Baila Melancia: uma aproximação entre as artes da cidade”

Proponente: Janaína Dambros

Projeto: “Quero Quero Te Contar”

Proponente: Sheila Luciana Gomes da Silva

Projeto: “As viagens da Cacau na rota do Chocolate”

Proponente: Lígia Araujo

Projeto: “Fantasmas – Resgate histórico-cultural de lendas urbanas de Gravataí”

Proponente: Fabiano Hanauer Abegg

PRODUTOS ARTÍSTICOS:

Projeto: “Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul – Trajetórias e Conexões Contemporâneas”

Proponente: Régis Albino Marques Gomes

Projeto: “Livro de Poesias: ANAGRAMA”

Proponente: Ana Lúcia Godoy Dantas

Projeto: “Cavalgada da Chama Crioula 2019”

Proponente: Marçal Dias Peixoto

Projeto: “A preparação do ator para a comédia de Martins Pena”

Proponente: Joana Claudete Sudati

Projeto: “I-tal (gravação do segundo disco da banda GrooVI, chamado I-tal)”

Proponente: Fernando da Silva Ferreira Neto

Projeto: “Abacaxi com Morango”

Proponente: Carla Prestes Tassinari

Compartilhe essa notícia